Quer comprar um de nossos apartamentos ou já é um cliente? Fale com nossos especialistas.
Quero comprar Já sou clienteVocê certamente já ouviu falar de pessoas que tratam a compra de um imóvel como um investimento. Isso ocorre por causa da valorização imobiliária no mercado residencial.
Com o passar do tempo, os imóveis tendem a ter um aumento em seu valor, ou seja, a valorização de um imóvel diz respeito à diferença entre seu preço inicial e o valor atual de mercado.
Essa valorização pode acontecer por causa de diferentes fatores, que serão explicados a seguir. Confira!
Em primeiro lugar, vale destacar a localização do imóvel, questão de grande influência e bastante decisiva na hora de alguém escolher um imóvel para comprar.
Um prédio bem localizado, de fácil acesso, próximo a áreas comerciais e serviços básicos, geralmente é mais valorizado no mercado residencial.
Outro aspecto muito relevante e que influencia na valorização de um imóvel é a segurança, já que é um requisito fundamental para quem busca um lugar para ser o lar de sua família. As pessoas que escolhem morar em condomínio geralmente são aquelas que priorizam a segurança no momento de comprar um imóvel.
A propósito, outro fator decisivo para a valorização são as áreas de lazer e outros espaços atrativos dentro do condomínio, como piscina, playground, salão de festa, espaço gourmet, bicicletário, pet place e academia.
Esses diferenciais são bastante apreciados, especialmente porque quem mora em um condomínio não quer ter que se deslocar para realizar as atividades que podem ser feitas no local em que moram, ou seja, buscam praticidade e comodidade.
É importante salientar que um imóvel com toda a documentação regular também é mais valorizado do que aquele que possui pendências que podem dificultar o processo de compra e venda. Por exemplo, muitas vezes um potencial cliente se interessa por um apartamento, mas ele possui dívidas de moradores anteriores, falta escritura ou tem alguma outra irregularidade na documentação.
Uma boa infraestrutura também conta muito na valorização, afinal poucas pessoas estão dispostas a investir em um imóvel que requer uma série de reformas e reparos.
Por fim, além de todos esses fatores que influenciam diretamente na valorização de um imóvel, situações externas podem ocorrer, como melhorias na região, e o resultado também é um imóvel mais valorizado.
Não existe uma fórmula única para se calcular a valorização de um imóvel, visto que são diversos fatores que podem influenciar, tanto internos quanto externos.
Entretanto, existem os índices imobiliários, que são indicadores que permitem o acompanhamento de informações sobre o valor dos imóveis.
O IGMI-R (Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial) é considerado o indicador mais confiável do setor, já que ele é calculado com base nos laudos de imóveis financiados pelos bancos.
Enfim, a evolução dos preços de imóveis residenciais está condicionada às definições das estratégias de ajuste fiscal no mercado e seus efeitos sobre as condições de financiamento.
Agora que você já sabe mais sobre a valorização imobiliária no mercado residencial, te convidamos a conhecer os imóveis disponíveis em nosso site. Consulte nossas condições e entenda como esse pode ser o seu próximo investimento!