Quer comprar um de nossos apartamentos ou já é um cliente? Fale com nossos especialistas.
Quero comprar Já sou clienteAs tendências atuais, nas mais diversas áreas, têm sido influenciadas pelas mudanças culturais, sociais e tecnológicas que estamos vivendo em nossa época. Por causa disso, em design e arquitetura de prédios residenciais podemos destacar como palavras-chave: flexibilidade, versatilidade, inovações tecnológicas e utilização de materiais naturais.
Além disso, em nosso contexto de pós-pandemia, novos comportamentos surgiram, bem como um novo tipo de relação com o ambiente residencial, já que muitas pessoas começaram a passar mais tempo em casa, especialmente por causa das possibilidades de trabalho remoto. Com um novo olhar para o lar, conforto e bem-estar se tornaram ainda mais importantes para a maioria.
Acompanhe a seguir um pouco mais sobre as tendências em design e arquitetura em prédios residenciais.
Visando proteger a saúde dos moradores e melhorar a qualidade do ar, a utilização de materiais naturais no lugar dos sintéticos tem se popularizado, tanto na construção de edifícios como na decoração de residências. Cerâmicas, pedras e madeiras são boas opções para quem busca uma estética mais orgânica e um estilo de vida mais sustentável.
Essa tendência tem como características a funcionalidade, a elegância e a sensação de tranquilidade, muito valorizada por pessoas que ficam bastante em casa. Tons neutros, traços retos e móveis que favorecem a organização do ambiente prevalecem no design de interiores do estilo minimalista, que tem ganhado a cada dia mais adeptos.
Outra forte tendência cada dia mais em alta na arquitetura de prédios residenciais é a integração de ambientes, o que proporciona sensação de amplitude e mais interação entre as pessoas. Unir sala de estar, sala de jantar e cozinha em um único ambiente, sem divisórias, por exemplo, é uma alternativa bastante utilizada. É importante destacar aqui que, na hora de escolher os revestimentos, o indicado é prezar pela harmonia e continuidade.
A cada dia surge uma nova tecnologia que visa transformar os lares em lugares mais modernos e práticos, e a arquitetura e design de interiores sabe aproveitar isso muito bem. Automatizar tarefas diárias, como o controle de luzes e temperatura dentro de casa, é um diferencial que encanta muita gente. A tendência tem sido criar prédios inteligentes, que sejam cada vez mais eficientes e confortáveis para os moradores.
Espaços mais flexíveis e versáteis nos prédios são uma demanda que tende a crescer ainda mais. Tanto as áreas de lazer e convivência, com seus espaços para descanso, quanto as salas de reuniões e espaços de coworking (ou trabalho colaborativo) devem ser mais adaptáveis e personalizáveis, para atender às mais diversas necessidades dos moradores.
Visando ampliar a reutilização de recursos e diminuir o desperdício, essa tendência deve continuar crescendo, com a projeção de prédios que usem materiais recicláveis e implementem sistemas de energia renovável e coleta e reciclagem de água.
Gostou de conhecer as tendências em design e arquitetura em prédios residenciais? Estamos sempre trazendo conteúdo interessante como esse por aqui, sobre estilo de vida, arquitetura e decoração e mercado imobiliário. Para não perder nada do que estamos compartilhando, cadastre seu e-mail e receba em primeira mão notícias do nosso blog.