Quer comprar um de nossos apartamentos ou já é um cliente? Fale com nossos especialistas.
Quero comprar Já sou clienteA área de construção civil, inevitavelmente, impacta o ecossistema, consome bens naturais e gera grandes quantidades de resíduos. Apesar disso, hoje em dia existem diversas práticas que ajudam a minimizar seus impactos e garantir boa qualidade de vida para as gerações futuras.
Sustentabilidade e construção verde são parte de uma questão ética e têm feito parte da rotina de construtoras que entendem seu papel na conservação da natureza, a partir de ações que geram e economizam energia, além da busca de novas formas de construir e explorar os recursos naturais.
Isso envolve o consumo mais consciente de matérias-primas, a redução de desperdícios e o reaproveitamento de resíduos. Continue lendo e entenda melhor como as construtoras têm implementado isso em suas obras.
A proposta de um Green Building, que em tradução literal significa edifício verde ou construção verde, é criar uma obra que seja sustentável, por meio de processos que preservem a natureza em sua concepção e até mesmo numa possível demolição futura, de modo que garanta benefícios ambientais, econômicos e à saúde das pessoas ao redor.
Um exemplo de material mais seguro e ainda com preço menor é o tijolo ecológico, que não é queimado como o tijolo convencional.
O lema da construção verde é economizar recursos, especialmente água e energia elétrica, e minimizar ao máximo o impacto das obras na natureza. Para isso, a obtenção e manutenção dos materiais segue os padrões da sustentabilidade, por meio de processos de fabricação e extração respeitosos e conscientes.
Construtoras que zelam pela preservação do ecossistema não tratam de qualquer forma os detritos de uma obra, pelo contrário, realizam um gerenciamento eficiente de seus resíduos.
A gestão de resíduos deve sempre visar o reaproveitamento de recursos, a redução dos custos de coleta e o encaminhamento de detritos para usinas de reciclagem. Dentre as estratégias que vêm sendo utilizadas está a compostagem, que é uma maneira de reaproveitar e transformar lixo orgânico.
Novas soluções têm surgido e algumas tecnologias podem ser implementadas nas obras que prezam pela sustentabilidade. Dentre elas, há, por exemplo, o telhado verde, uma cobertura de plantas que serve para substituir as telhas convencionais em algumas áreas, proporcionando conforto térmico e acústico, além de ajudar na captação de águas pluviais.
Os pré-moldados também têm se popularizado, como uma alternativa para a redução de resíduos e de desperdícios, que além disso ainda torna a construção mais ágil.
A energia limpa é outra importante solução para a construção civil, que tem apostado em painéis fotovoltaicos, por exemplo, nas instalações dos canteiros de obras, priorizando o uso da energia solar no lugar da energia elétrica.
Por fim, o uso de softwares de gestão ajuda a otimizar a elaboração de projetos, tornar mais assertivo o cálculo da quantidade de materiais e o controle dos insumos, reduzir a quantidade de papéis utilizados e deixar a obra mais eficiente e produtiva.
Gostou de entender melhor como as construtoras têm implementado os conceitos de sustentabilidade e construção verde em suas obras? Estamos sempre trazendo conteúdo interessante por aqui. Sugerimos que acompanhe também nossas redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube) para ficar por dentro de todas as informações que compartilhamos.