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Quero comprar Já sou clienteNo contexto econômico do país, atualmente o número de trabalhadores autônomos tem crescido a cada dia. Milhões de brasileiros hoje trabalham por conta própria, ou seja, sem ter a carteira de trabalho assinada e exercendo sua atividade profissional sem vínculo empregatício com uma empresa.
E uma dúvida bastante comum entre esses profissionais é se é possível financiar um imóvel sem ter um trabalho formal e uma renda fixa. A seguir vamos esclarecer as questões sobre o assunto. Confira!
Como financiar um imóvel sendo autônomo?
Para a realização de um financiamento é feita uma análise do perfil do cliente, que depende do envio de documentos exigidos pela instituição financeira. Para a viabilização do processo, é necessário ter uma conta corrente em banco, fazer a apresentação do DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) e comprovar renda.
A análise de crédito então é iniciada, para verificar se o cliente possui alguma pendência e para definir o valor a ser liberado no financiamento, a taxa de juros e o prazo para quitação.
Como comprovar renda sendo autônomo?
Para a aprovação em um financiamento imobiliário, a comprovação de renda é parte importante no processo. Até algum tempo atrás, isso era feito basicamente com a apresentação da carteira de trabalho assinada e o contracheque demonstrando o salário recebido pelo profissional.
Ao longo dos anos, novas possibilidades surgiram e atualmente o banco tem outras formas de analisar se o cliente tem capacidade de arcar com as parcelas do financiamento e concluir a quitação do imóvel.
Hoje em dia, inclusive, o trabalhador autônomo pode ter até mesmo mais facilidade na aprovação de crédito e receber boas condições de pagamento, conseguindo prazos e taxas de juros bem atrativos.
Dentre as possíveis formas de comprovar renda estão:
Essa declaração é realizada anualmente e é considerada como uma das principais formas de se comprovar um faturamento. Alguns trabalhadores autônomos são isentos do pagamento de impostos, mas ainda assim é essencial manter sua declaração atualizada, pois esse documento serve como comprovante de rendimento e é aceito pela maioria das instituições financeiras.
Essa é uma maneira bastante simples de se comprovar sua renda mensal, pois o extrato mostra todas as suas movimentações financeiras ao longo do mês. Contudo, para que essa estratégia funcione bem, o ideal é que o profissional autônomo concentre toda sua renda em apenas uma conta e a mantenha sempre ativa, tomando o cuidado de não utilizar o limite do cheque especial da instituição.
Essa é outra forma viável de comprovação de renda e a opção mais indicada para quem atua como pessoa física. O RPA é um documento que tem como função comprovar a prestação de uma atividade remunerada para terceiros, tanto pessoas físicas (contratante particular) quanto pessoas jurídicas (empresas).
Agora que você já sabe que pode financiar um imóvel mesmo sendo autônomo, que tal dar o próximo passo para a realização desse sonho? No nosso site, você consegue fazer uma simulação de financiamento e tirar todas as suas dúvidas sobre a compra de um apartamento. Não deixe de conferir!