Quer comprar um de nossos apartamentos ou já é um cliente? Fale com nossos especialistas.
Quero comprar Já sou clienteQue o mundo está cada vez mais tecnológico não é novidade para ninguém, mas o que nem todo mundo sabe é que fazer bom uso da tecnologia para simplificar a rotina está a cada dia mais fácil.
A automação residencial é um bom exemplo de como terceirizar algumas tarefas aparentemente simples pode resultar em economia, mais tempo livre e, consequentemente, mais qualidade de vida. Continue lendo e entenda como a automação residencial pode transformar o seu dia a dia.
De maneira resumida, podemos dizer que é a utilização de tecnologia para automatizar e controlar funções domésticas, como iluminação, temperatura, entretenimento e segurança. Por meio de dispositivos móveis, o controle dessas funções é feito de maneira remota. Também é possível criar programações e definir horários para que equipamentos liguem ou desliguem, o que contribui para otimizar a eficiência energética da residência.
A automação residencial pode ser feita por meio de sistemas simples, como é o caso do controlador de luz inteligente, mas também pode contar com um sistema complexo, como nos casos de instalação de sensores de movimento e câmeras.
Hoje em dia existem casas em que quase tudo é automatizado, mas vamos falar das funções mais usadas:
Áudio e vídeo
Um sistema de automação bastante utilizado é o que controla as funções de áudio e vídeo, por meio do qual é possível mudar de canal, pausar reproduções e ajustar o volume, além de permitir a transmissão de vídeos de dispositivos móveis para projetores ou telas de TV, inclusive em mais de uma parte da casa ao mesmo tempo.
Iluminação
Outra solução bastante popular e que já não é tão nova é a automatização das funções de iluminação da casa, com o uso de interruptores inteligentes e dimmers. Seja por meio de reconhecimento de voz ou utilizando dispositivos móveis, como smartphones, é possível não apenas programar quando as luzes devem acender ou apagar, mas também ajustar a intensidade das lâmpadas.
Nessa área de iluminação, muita gente também aposta nos sensores de movimento que detectam quando alguém entra ou sai do ambiente e automaticamente acendem ou apagam as luzes, o que contribui para a economia de energia.
Persianas
Pensando além da comodidade, há recursos que ainda contribuem para a privacidade dos moradores, como é o caso das persianas motorizadas, que podem ser abertas ou fechadas por meio de um controle remoto ou pelo celular, permitindo o ajuste da quantidade de luz que entra em casa. Outra opção conecta as persianas ao sensor de luz, de modo que elas possam ser fechadas ou abertas automaticamente conforme a claridade do ambiente.
Fechaduras
Quando o assunto é segurança, uma boa alternativa são as fechaduras inteligentes, que permitem que as portas sejam abertas ou fechadas por reconhecimento de voz ou por meio de dispositivo móvel. É possível, inclusive, criar acessos temporários para funcionários ou convidados.
Pets
Por fim, para quem tem pets, além da instalação de câmeras para que os donos possam ver os pets quando estiverem fora, há também dispositivos que permitem programar o horário da alimentação dos bichinhos, bem como monitorar a quantidade de comida dispensada. Da mesma forma dá para programar dispensadores de água inteligentes que reabastecem automaticamente e alertam sobre a necessidade de limpeza.
Gostou de saber mais sobre como a automação residencial pode simplificar sua rotina? Estamos sempre trazendo conteúdo interessante por aqui, e já que estamos falando de casa confortável, acreditamos que outro de nossos artigos pode te interessar: Como escolher as fragrâncias para sua casa. Não deixe de clicar no link e conferir!