Quer comprar um de nossos apartamentos ou já é um cliente? Fale com nossos especialistas.
Quero comprar Já sou clienteSeja para preservar a privacidade dos moradores, para impedir a entrada de luz pelas janelas ou mesmo para decorar o ambiente, a cortina desempenha papel importantíssimo em um apartamento. Dentre suas funcionalidades, uma cortina bem escolhida torna o apê mais aconchegante e confortável.
Como a maioria dos itens de casa, na hora de escolher bate aquela dúvida com relação a tamanho, cor, material e por aí vai. Mas claro que estamos aqui para ajudar com várias dicas. Continue lendo para descobrir qual é o tipo ideal para você!
– Painel
Neste modelo, as folhas de tecido ficam na vertical e são movimentadas para os lados, sobre um trilho. É bastante utilizada em janelas grandes e portas de vidro, por quem busca por um efeito blecaute.
– Romana
Esta é uma cortina estrutural, que se fecha em camadas, dobradas para cima ou para baixo. Com um modelo moderno e estiloso, além de diferentes tecidos, a cortina romana pode ser feita também com diversos materiais, como palha ou bambu.
– Persiana
Feita de lâminas presas por um cordão, possui um mecanismo, que pode ser manual ou motorizado, que permite girar a cortina na vertical ou horizontal. As persianas feitas com lâminas grossas oferecem um ótimo bloqueio da luz.
– Blackout
Este modelo é utilizado por quem deseja bloquear totalmente a entrada de luz. Geralmente são feitas de um tecido mais pesado ou de PVC, que tem aspecto de plástico (neste caso, muitas vezes o blecaute é usado como segunda ou terceira camada entre cortinas de tecido).
É claro que nesses detalhes o que mais importa é o gosto pessoal e a personalidade dos moradores. Mas algumas dicas podem ser úteis. Com relação às cores das cortinas, se o apê é pequeno e a ideia é provocar sensação de amplitude, cores claras são a melhor opção. Estas também favorecem a iluminação e deixam o espaço mais arejado. Ambientes maiores permitem mais cores em pelo menos uma das camadas.
Quanto ao tamanho da cortina, ela pode ser inteiriça, com o comprimento rente ao chão, ou cobrir apenas a janela, com uma sobra de aproximadamente 10 centímetros.
Sobre o material, tudo vai depender do objetivo que se tem. Para quem quer permitir a entrada de luminosidade, o indicado são tecidos mais leves, como shantung ou chiffon. O voile é bastante utilizado, e por ser bem transparente, leve e fino, proporciona delicadeza e elegância. Agora se a ideia é filtrar a luz, sarja, linho e algodão são ótimas alternativas. E para quem deseja barrar completamente a claridade, camurça, veludo e blecaute são as melhores opções.
Para a sala, cortinas mais leves e com transparência são indicadas para quem deseja permitir que a luz entre no ambiente. Mas é importante verificar se há incidência de luz solar direta em algum móvel, pois pode provocar danos.
Para os quartos, uma boa opção é a cortina blackout, que oferece bloqueio da iluminação e privacidade.
Para a cozinha e o banheiro, por causa da gordura e da umidade, o ideal é optar por materiais sintéticos e que facilitem a limpeza.
Esperamos que agora fique mais fácil sua escolha da cortina para o apê. Se você gosta do nosso conteúdo, queremos fazer um convite: acompanhe nossas redes sociais (Instagram, Facebook e YouTube) e fique por dentro de todas as dicas e informações que compartilhamos no dia a dia.