Quer comprar um de nossos apartamentos ou já é um cliente? Fale com nossos especialistas.
Quero comprar Já sou clienteMuitas pessoas sonham com a aquisição do imóvel próprio, mas a maioria acredita que esse é um sonho difícil demais de se realizar, ou até mesmo impossível. Por causa disso, acabam se conformando com a situação e chegam à conclusão que o jeito é morar de aluguel a vida toda.
O fato é que essa opção não é tão vantajosa quanto parece. Pensando nisso, preparamos esse post com alguns motivos para correr do aluguel. Continue lendo e entenda melhor.
Muita gente desanima com a ideia de entrar em um financiamento que vai durar muitos e muitos anos, por isso desistem da possibilidade de comprar um apartamento. Mas o fato é que, mesmo que demore, ao final de todos esses anos, o imóvel estará quitado e será seu.
Já no caso do aluguel, você pode acabar passando muitos anos também pagando mensalmente um valor, por algo que nunca vai voltar para você. O investimento apenas te dá o direito de usufruir do espaço enquanto estiver pagando, se você precisar sair do imóvel, sai sem nada.
Às vezes você mora em uma casa alugada e até tem condições financeiras de fazer alterações e melhorias no ambiente, mas não pode porque o imóvel não é seu. Cada vez que deseja mexer em algo, você precisa da autorização do locatário. E mesmo que ele autorize, tudo deve ser do jeito que ele quiser e não para deixar a casa como você gostaria. Além disso, se um dia você sair, quem vai desfrutar de todas as melhorias realizadas no imóvel será o proprietário.
O mesmo acontece quando o assunto é algum problema ou emergência que surge, como uma infiltração ou vazamento. Para toda manutenção necessária, é preciso contar com a permissão do dono da casa ou da imobiliária.
Já quem mora num imóvel próprio, pode fazer as mudanças que desejar, sem precisar de pedir ou dar satisfação a alguém. Isso te dá liberdade para personalizar e decorar o espaço deixando-o com a sua cara, além de dispensar a burocracia na hora de resolver problemas.
Morar de aluguel é praticamente se tornar refém do dono do espaço. Isso porque você estará sujeito ao aumento no valor do preço cobrado e até mesmo à possibilidade de o proprietário precisar do imóvel e você ser obrigado a sair sem ter tempo de se planejar. Além disso, existe a chance de algum imprevisto surgir, como a perda do emprego, e você não ter mais condições de arcar com o aluguel e acabar sendo despejado.
A aquisição do imóvel próprio elimina essas incertezas e garante segurança e estabilidade para você e sua família.
Há quem diga que comprar um imóvel é muito difícil pelo fato de nunca ter procurado saber sobre as facilidades disponíveis no mercado hoje em dia.
Existem diferentes modalidades de financiamentos, com parcelas pequenas, juros baixos e prazos interessantes. Além disso, há a possibilidade de utilização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) no momento da entrada, para diminuir o valor das prestações.
Por fim, é importante lembrar que, dependendo da renda da família, é possível se cadastrar no Programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida e obter subsídios e redução nos juros.
Depois de conhecer esses motivos para correr do aluguel, você ficou interessado em saber mais sobre a possibilidade de adquirir seu próprio imóvel? Então, antes de ir embora, leia nosso checklist de documentos necessários para comprar um apê.