Quer comprar um de nossos apartamentos ou já é um cliente? Fale com nossos especialistas.
Quero comprar Já sou clienteNa hora de escolher os móveis, a maioria das pessoas observa a beleza e a funcionalidade da peça, não é mesmo? Mas alguns elementos importantes do seu lar precisam ser escolhidos pensando em alguns outros detalhes. A mesa de jantar é um exemplo disso.
É na sala de jantar que a família se reúne e onde recebemos amigos e visitantes. Então é fundamental considerar o conforto e a praticidade do móvel, levando em conta o estilo da decoração e o espaço disponível para, assim, decidir qual o melhor formato e material da mesa.
Pensando nisso, vamos apresentar alguns modelos de tampo para mesa de jantar que poderão facilitar sua escolha. Confira!
A escolha do material do tampo da mesa de jantar envolve tanto o estilo decorativo do ambiente quanto a resistência e a praticidade da peça. A seguir, conheça algumas das opções mais utilizadas:
Resistente e versátil, combina bem com diversos estilos e pode ser de diferentes tipos. A madeira maciça é a que oferece maior resistência, mas também é o tipo mais caro. Requer um bom acabamento e, por se tratar de um material de alta porosidade, exige um selamento que evite manchas. Já o MDF é o tipo mais usado em mesas de jantar, pois é uma opção com melhor custo benefício. Há ainda a opção de utilizar o tampo laqueado, que oferece acabamento liso e em diversas cores, podendo ser fosco ou com brilho.
O tampo de vidro também é uma opção versátil, além de oferecer facilidade de limpeza e de manutenção, pois não mancha e não risca. Há quem considere o material perigoso, mas vale dizer que o vidro temperado passa por um tratamento térmico que o torna mais resistente e seguro. Em caso de quebra, os cacos formados são arredondados e não cortantes.
Uma pedra natural e bastante resistente, oferece luxo, beleza e elegância ao ambiente. É um material caro e de alta porosidade, então requer atenção quanto a manchas e riscos. Uma alternativa é fazer a impermeabilização do tampo para evitar que a peça seja danificada, além de não utilizar produtos químicos na limpeza.
Outra pedra que pode durar a vida toda graças à sua resistência, é uma opção mais econômica que o mármore. Também é menos porosa, por isso sua manutenção e conservação é mais fácil, embora as tonalidades claras ainda demandem atenção.
Depois de definir o material do tampo de sua mesa, é necessário pensar qual o melhor formato para o espaço disponível para ela.
O mais utilizado é o tampo retangular, disponível em diversos tamanhos e larguras, que tem como vantagem o fato de que otimiza o espaço e deixa o ambiente mais amplo.
O formato quadrado é interessante para uma sala pequena, pois uma mesa com 4 lugares não ocupa muito espaço. Por outro lado, para quem deseja mais lugares, é necessário ter uma sala bem ampla.
Já o modelo redondo tem como vantagem o fato de que as pessoas ficam mais próximas e de frente uma para a outra, o que favorece a comunicação. Ainda é interessante pensar que sempre dá para adicionar mais um banquinho para caber mais gente.
Há ainda a opção de tampo oval, que pode ser considerada uma versão mais moderna da retangular, pois acomoda o mesmo número de pessoas, mas com um design inovador.
Agora que você já sabe quais são os modelos de tampo para mesa de jantar mais utilizados, queremos sugerir outro post que acreditamos que pode ser muito útil: Qual tipo de cortina ideal para o seu apê? Não deixe de conferir!