Quer comprar um de nossos apartamentos ou já é um cliente? Fale com nossos especialistas.
Quero comprar Já sou clienteNa hora de mobiliar um imóvel pequeno, muitas vezes é um desafio encontrar móveis que se encaixem bem no espaço disponível, não é mesmo? A mesa de jantar costuma ocupar bastante espaço, por isso é preciso atenção e criatividade na hora de escolher esse item, para não acabar restringindo muito a área de circulação no cômodo em que ela vai ficar.
O primeiro passo antes da escolha do móvel é tirar as medidas do local em que ele vai ficar, para que o ambiente, mesmo compacto, fique confortável e funcional. Depois disso, a tarefa é encontrar o melhor modelo, e com as dicas a seguir será mais fácil decidir. Confira!
Enquanto mesas em formato quadrado ou oval são mais indicadas para espaços maiores, as mesas retangulares ou redondas são uma aposta mais certeira para quem tem um espaço mais compacto.
As mesas redondas, em especial, oferecem a vantagem de aproximar as pessoas, tornando o ambiente mais intimista e aconchegante. Além disso, oferecem a possibilidade de adicionar bancos extras no caso de visitas de maneira mais fácil do que as mesas em outros formatos.
À primeira vista, pode parecer que não, mas as cores utilizadas e o design da mesa podem interferir muito na sensação de amplitude de um ambiente. Para quem prefere uma mesa de jantar mais clássica, de madeira e com cadeiras estofadas, o ideal é apostar em tons claros, que vão contribuir para uma decoração bonita, sem deixar o espaço parecendo carregado.
Um móvel transparente também tem a capacidade de provocar a impressão de que o cômodo é maior, por isso é uma boa alternativa escolher uma mesa de jantar feita de materiais como acrílico ou vidro, o que ainda vai dar um toque moderno ao espaço.
Ainda falando de design, existem modelos de mesa com nichos, que são muito funcionais e charmosas, oferecendo lugar para utensílios, de modo que todo o espaço disponível seja muito bem aproveitado.
O modelo extensível é uma boa pedida para quem não precisa de muitos lugares disponíveis na mesa no dia a dia, mas eventualmente recebe visitantes. Dessa forma, dá para usar o tampo num tamanho menor e, quando necessário, expandi-lo para que acomode mais pessoas, com a vantagem de após a refeição ela poder voltar ao tamanho de antes.
A mesa dobrável também pode ser uma alternativa para quem tem realmente pouco espaço, de modo que só seja aberta no momento da refeição e depois recolhida.
Essa é uma tendência que tem se popularizado a cada dia, e consiste em um banco apoiado em uma parede para substituir as cadeiras em um lado da mesa. A grande vantagem dessa solução é que no dia a dia é possível afastar a mesa para o canto, cobrindo o banco, oferecendo mais espaço para a circulação.
Além de muito prático, o canto alemão também dá charme e elegância ao espaço. Inclusive, existem modelos com baús, que servem para guardar o que quiser e otimizar ainda mais o espaço do cômodo onde fica a mesa.
Gostou das nossas dicas para escolher a mesa de jantar para ambientes compactos? Estamos sempre trazendo conteúdo interessante por aqui. Sugerimos que acompanhe nossas redes sociais (Instagram, Facebook e YouTube) para ficar por dentro de todas as informações que compartilhamos.