Quer comprar um de nossos apartamentos ou já é um cliente? Fale com nossos especialistas.
Quero comprar Já sou clienteHá quem considere que uma desvantagem de morar em apartamento está no fato de não haver um quintal ou área externa para aproveitar como quiser, seja para receber amigos e familiares, para secar roupas ou cultivar plantas, por exemplo.
Mesmo em condomínios com uma área comum que oferece espaços como salão de eventos, piscina, academia e quadra poliesportiva, algumas pessoas sentem falta de uma área externa com mais privacidade.
É por isso que existe a opção de um apartamento com varanda ou área privativa. Mas, afinal, quais são exatamente suas vantagens? Continue lendo e entenda melhor.
Diferente da área comum do prédio, a área privativa, como o próprio nome sugere, é um espaço de uso exclusivo do proprietário do imóvel. Medida em metros quadrados, essa área pode se apresentar em diferentes formatos, como terraço, sacada, varanda, jardim ou mesmo uma piscina privada.
É importante enfatizar que esse espaço deve estar registrado na escritura do imóvel como área privativa.
Vale dizer também que ter um apartamento com varanda ou outro tipo de espaço privativo significa pagar um valor maior do que custam os imóveis que não possuem área privativa. Desse modo, é interessante que os moradores façam bom uso do espaço disponível e o tornem o mais funcional possível.
Ter um espaço aberto integrado ao apartamento tem diversas vantagens, como a sensação de amplitude que uma simples varanda já consegue transmitir ao ambiente, especialmente em imóveis com metragem reduzida.
Além disso, a iluminação e a ventilação no local são melhores, o que impacta no bem-estar de todos, já que a melhor circulação de ar evita problemas como umidade e mofo. O apê também fica mais arejado, o que significa redução na necessidade de ventiladores e ar-condicionado ligados com frequência, o que reflete até mesmo na redução da conta de energia. A propósito, a maior incidência de luz natural também pode ajudar na economia!
A multifuncionalidade da varanda é outro ponto positivo que merece atenção. O espaço pode ser aproveitado para crianças ou pets brincarem, para a prática de atividades físicas, para momentos de descanso e relaxamento, para receber visitas ou mesmo para cultivar uma horta ou jardim, que pode ser vertical para não ocupar totalmente a área.
Há ainda quem utilize a área privativa como uma espécie de escritório, seja para estudar ou trabalhar, por se tratar de um ambiente mais arejado e, muitas vezes, com uma vista agradável, proporcionando mais disposição do que um local fechado. Nesses casos, pode ser interessante cercar a área com vidro, para evitar que sol, vento ou chuva atrapalhem a utilização do espaço.
Por fim, vale citar que a área privativa agrega valor ao apartamento, o que pode ser um diferencial diante da necessidade de venda ou locação do imóvel.
Agora você já sabe quais são as vantagens de morar em um apê com varanda ou área privativa. Se dentre os seus objetivos está a aquisição de um imóvel novo, no nosso site você consegue fazer uma simulação de financiamento e tirar todas as suas dúvidas sobre a compra de um apartamento. Não deixe de conferir!