Quer comprar um de nossos apartamentos ou já é um cliente? Fale com nossos especialistas.
Quero comprar Já sou clienteMorar em um condomínio significa conviver de perto com muitos vizinhos, dos mais variados tipos. Existem pessoas mais extrovertidas e sociáveis, bem como outras que preferem não se envolver muito com a vizinhança, mas encontros esporádicos com outros moradores são inevitáveis. De qualquer forma, para que o seu lar seja um ambiente tranquilo e o de seus vizinhos também, algumas práticas podem ajudar na boa convivência no seu condomínio. Confira a seguir algumas delas.
Todo condomínio tem suas normas específicas, e elas não podem ser ignoradas, pois seu cumprimento já vai evitar muitos conflitos e facilitar o bom convívio entre os condôminos. É importante dizer que algumas pessoas gostam de reclamar das normas, mas não buscam entendê-las nem contribuem quando elas são estabelecidas. Portanto, sempre que possível, participe das reuniões e assembleias realizadas, pois é onde você ficará ciente das decisões gerais e poderá contribuir também com a sua opinião, sempre de forma amigável e respeitosa.
Espaços de lazer, piscina e academia são exemplos de áreas que o uso é um direito de todos os condôminos, justamente por isso é fundamental que quem está usando sempre se lembre que outros também podem utilizar e, principalmente, querem encontrar esses espaços organizados. Ao utilizar a academia, uma boa prática é limpar todos os equipamentos e devolver tudo que for usado ao seu devido lugar. Quando há outros usuários no mesmo momento, o ideal é revezar o uso dos aparelhos de forma amigável. A piscina também tem regras, e uma delas é não entrar na água sem antes passar por uma ducha, para remover o suor e resíduos de bronzeador, cremes e óleos. Vale lembrar também que não se deve transitar por outras áreas ou usar o elevador trajando apenas roupas de banho.
Barulho é, sem dúvidas, um dos principais motivos de queixas e desentendimentos entre vizinhos. Todo mundo sabe que é proibido fazer barulho após as 22 horas, mas é importante destacar que mesmo no horário permitido o bom senso é imprescindível. Uma boa prática é colocar feltro sob os pés das cadeiras, o que ajuda muito na redução de ruídos. Em apartamentos com crianças, é interessante considerar também forrar o chão com algum material emborrachado.
Em caso de obras, respeite o horário de começar, pois é muito desagradável para os vizinhos acordarem cedo já com barulho de ferramentas, máquinas e quebra-quebra. A propósito, se vai haver alguma reforma em seu apartamento, comunique ao síndico e demais vizinhos, até mesmo para explicar a presença de trabalhadores transitando pelo prédio.
Parece desnecessário dizer, mas algumas pessoas têm o péssimo hábito de jogar pequenos resíduos pela janela, como papéis de bala e bitucas de cigarro. Para uma boa convivência, é fundamental que todos prezem pela limpeza do condomínio, não deixando lixo nas áreas comuns e colocando todos os resíduos bem condicionados em sacos plásticos no local específico para descarte, nos dias e horários corretos em que acontecem as coletas. E não custa lembrar aos donos de pet: sempre que seu animal fizer as necessidades nas áreas do condomínio ou mesmo na calçada, é seu papel recolher tudo e descartar no local correto.
Gostou das nossas ideias para manter a boa convivência no seu condomínio? Aqui no nosso blog também já trouxemos um conteúdo dando ótimas dicas de como montar um pequeno ambiente para exercícios físicos em casa. Clique no link e passe lá para conferir tudo!