Quer comprar um de nossos apartamentos ou já é um cliente? Fale com nossos especialistas.
Quero comprar Já sou clienteO minimalismo é um movimento que teve seu início na década de 60, nos Estados Unidos, e teve seu auge na década de 70. Nos dias de hoje, cada vez mais pessoas têm se inclinado a essa tendência, apostando em características mais neutras, poucas cores e com o já famoso lema “menos é mais”.
Quando o assunto é decoração, o estilo minimalista é indicado para pessoas que buscam criar em casa um ambiente mais moderno e mais leve, buscando valorizar mais a funcionalidade e a sobriedade, por isso escolhendo utilizar o mínimo possível de objetos e elementos mais básicos.
A ideia é aproveitar ao máximo o espaço do apartamento, mas sem saturá-lo com um excesso de móveis e itens decorativos. Como resultado, o espaço tende a ficar mais organizado, e a rotina da arrumação da casa mais tranquila.
Preparamos algumas dicas para uma decoração minimalista, que compartilhamos a seguir. Confira!
Cores
Para começar a planejar a decoração minimalista, é interessante definir uma paleta de cores que será utilizada. Como nesse estilo a tendência é simplificar em vez de sobrecarregar, os tons mais básicos e neutros são mais indicados.
Tanto para criar uma atmosfera mais suave quanto para estimular a sensação de tranquilidade, é interessante apostar em cores claras, como bege, cinza, creme ou branco. A vantagem dessas cores é que elas também são capazes de provocar um efeito de amplitude nos cômodos, especialmente quando combinadas com uma boa iluminação natural.
Outra alternativa, geralmente utilizada por quem quer uma decoração mais sofisticada, é a combinação de preto e branco. Nesse caso, o branco deve ser usado na maior parte do espaço e o preto fica para algumas peças e pontos de destaque.
Se você faz questão de utilizar cores vibrantes, elas podem ficar para os detalhes, como a roupa de cama e almofadas.
Formas
Uma característica marcante do minimalismo é a utilização de formas mais geométricas e lineares, com menor número de informação visual. Sendo assim, em vez de optar por estampas, curvas e formas volumosas e mais elaboradas, opte por objetos e móveis com design em linha reta.
Dessa maneira, além de um ambiente mais harmonioso, consegue-se também uma valorização da funcionalidade e um ar mais moderno ao seu lar.
Lifestyle
É importante pensar que o minimalismo é mais do que um tipo de decoração, é um estilo de vida, portanto algumas atitudes precisam ser praticadas, em especial o desapego, tão necessário quando o assunto é seguir o lema “menos é mais”.
Talvez você questione: desapegar de quê? De tudo que seja exagero e que possa causar uma poluição visual por causa das cores ou excesso de itens que vão prejudicar a organização do espaço. Nesse lifestyle, até mesmo os objetos decorativos são pensados levando em conta o seu propósito.
Ao planejar a decoração minimalista, vale tirar um tempo para analisar itens que você tem, considerando que aquilo que não é muito utilizado ou não faz mais sentido em seu lar pode ser vendido ou doado.
Seguindo o que dissemos aqui, temos certeza que você conseguirá criar um ambiente confortável e muito elegante!
Agora que já conferiu nossas dicas para uma decoração minimalista, queremos sugerir outro post que acreditamos que você também vai se interessar: Dicas para uma lavanderia organizada. Não deixe de conferir, pois pode ser muito útil para você!