Quer comprar um de nossos apartamentos ou já é um cliente? Fale com nossos especialistas.
Quero comprar Já sou clienteEstá em busca de um estilo charmoso e aconchegante para a decoração de seu lar doce lar? Então talvez o retrô seja perfeito para você. A proposta desse estilo é fazer uma espécie de releitura do que fez sucesso nas decorações de décadas passadas, especialmente entre os anos 50 e 80, se inspirando em suas cores e formas.
Vale explicar que há uma diferença entre retrô e vintage. Se, por exemplo, você herdou uma peça antiga de família, esse é um objeto vintage. Já no retrô, estamos falando de peças produzidas e lançadas nos dias de hoje, mas com características marcantes de épocas mais antigas.
Isso pode ser aplicado na composição de um ambiente, mesclando com objetos contemporâneos e criando um espaço cheio de personalidade e encanto.
Separamos algumas dicas de decoração retrô para te servir de inspiração. Confira a seguir!
Sabe aquela vitrola antiga ou uma máquina de escrever que não é mais tão comum ser vista em qualquer lugar? São peças que remetem automaticamente a uma outra época e dão um charme todo especial à decoração no estilo retrô. Discos de vinil, livros antigos e luminárias também são ótimas opções.
Uma dica legal é utilizar esses objetos para realizarem funções diferentes das tradicionais. Por exemplo, malas antigas empilhadas podem ser transformadas em uma mesinha de canto, assim como livros antigos podem se tornar o suporte da mesa de centro.
Se a ideia é conseguir criar um ambiente charmoso e que desperte memórias afetivas sem gastar muito, uma ótima saída é visitar feiras de antiguidades, bazares e brechós. As chances são altas de conseguir peças vintage que alguma família precisou desapegar. A propósito, até mesmo na casa de parentes você pode conseguir peças que estão prontas para serem descartadas por alguém que esteja planejando trocar os móveis por algo mais contemporâneo.
Se você prefere utilizar peças novas em sua decoração, muitas lojas hoje em dia possuem réplicas muito bem feitas de móveis e objetos que apenas parecem antigos.
Uma característica marcante do estilo retrô é o uso de madeira na estrutura dos móveis, especialmente os chamados pés palito em cadeiras, poltronas, sofás e racks, que dão fluidez e leveza ao ambiente.
A propósito, móveis com madeira desgastada para dar um toque rústico também se encaixam bem nesse estilo. Se você tem um armário novo, vale trocar os puxadores para modelos que remetem aos usados antigamente para que o retrô seja visto nos detalhes.
Já molduras barrocas para quadros, espelhos, fotos e pôsteres antigos exercem o papel de promover um ar mais clássico ao ambiente.
Para vasos, fruteiras e maçanetas, é interessante apostar em peças de ferro, inclusive com tons de ferrugem. Outro material bastante utilizado é a porcelana, que pode ser encontrada em pratos na parede ou louças antigas enfeitando prateleiras.
Para a escolha de cores nesse tipo de decoração, vale optar por mobílias mais básicas e deixar o colorido para um bonito papel de parede ou deixar as paredes em tons pastel e abusar das cores vibrantes nos móveis e objetos, como cortinas, tapetes e almofadas.
As estampas clássicas que remetem ao retrô são os padrões, que podem ser, por exemplo, com listras, formas geométricas ou flores.
Gostou das nossas dicas de decoração retrô? Se elas te fizeram ter ainda mais vontade de ter seu imóvel próprio, no nosso site você consegue simular um financiamento e esclarecer todas as suas dúvidas.