Quer comprar um de nossos apartamentos ou já é um cliente? Fale com nossos especialistas.
Quero comprar Já sou clienteExistem diferentes estilos de decoração, e às vezes pode acontecer de alguém optar por algo que está na moda ou que todo mundo considera bonito e acabar não se sentindo confortável em casa. Principalmente, não sentir que a decoração tem sua cara e que a casa ficou parecendo o seu próprio lar.
Todo ser humano tem a necessidade de pertencimento, ou seja, ter aquele lugar que é o seu cantinho, onde as coisas são do seu jeito. Utilizar artigos afetivos na decoração é uma forma de deixar o ambiente assim, com cara de “lar doce lar” e capaz de transmitir segurança e conforto.
Continue lendo para entender melhor o conceito de decoração afetiva e conferir nossas dicas de elementos que podem ser usados.
Já notou que quando viajamos e ficamos em um hotel, por melhor que ele seja, chega um momento que bate aquela saudade de casa? Isso porque aquele ambiente, mesmo confortável, não transmite o aconchego que nosso próprio lar e nossos objetos pessoais possuem.
A ideia da decoração afetiva é, basicamente, gerar uma sensação de identidade e conexão. Para isso, são utilizados itens que ativam sensações de conforto e boas lembranças.
Vale pensar também que a utilização de elementos afetivos na decoração é uma forma de reaproveitar objetos e móveis, o que acaba sendo uma atitude sustentável, pois reduz o consumo excessivo e o impacto ambiental dos descartes.
Sendo assim, é interessante vasculhar as gavetas e armários para verificar o que está esquecido há muito tempo e pode ser um ótimo objeto decorativo, capaz de despertar boas lembranças e emoções. O mesmo é válido para as casas dos parentes, que podem estar querendo desapegar de peças que se encaixarão perfeitamente no seu estilo de decoração e que remetem à sua infância ou a momentos felizes.
Não existem regras sobre o que pode ou não ser utilizado, basta cuidado e atenção para que se consiga criar um ambiente harmônico, combinando tanto peças de um acervo pessoal quanto itens novos e mais modernos.
Seja uma cristaleira da casa dos bisavós, um baú, aparador ou sofá herdado de alguém querido, tudo isso pode ser restaurado ou reparado com uma pintura, a troca de um estofado ou um polimento.
Entretanto, é interessante dizer que não são apenas móveis que vieram de herança que são capazes de despertar os gatilhos positivos e as boas lembranças que são o centro da decoração afetiva. Até mesmo um tipo de revestimento no piso ou um papel de parede como o que tinha em outra residência pode cumprir essa função.
Coleções também são um ótimo elemento para esse estilo de decoração. Livros, discos, miniaturas ou pequenos itens colecionáveis, tudo isso pode ser exposto de uma maneira interessante e valorizar a personalidade do morador que tem o hobby.
Por fim, um souvenir trazido de uma viagem pode despertar deliciosas lembranças de experiências em outros lugares, bem como fotografias, tanto mais antigas quanto recentes.
Agora que você já sabe como usar artigos afetivos para dar a sua cara na decoração, queremos sugerir outro post que acreditamos que pode ser muito útil: Como decorar sua varanda? Não deixe de conferir!