Quer comprar um de nossos apartamentos ou já é um cliente? Fale com nossos especialistas.
Quero comprar Já sou clienteRealizar o sonho de comprar o próprio imóvel muitas vezes soa como algo muito distante para algumas pessoas, que acreditam que não têm condições de conseguir o valor necessário para dar de entrada.
A verdade é que planejamento e organização são palavras extremamente importantes nessa etapa da vida, em que é preciso enxugar as despesas e poupar quanto for possível.
Para te ajudar, apresentamos a seguir dicas financeiras para você que quer comprar seu apê. Acompanhe!
Controlar as finanças não significa deixar de gastar, mas saber com exatamente o que você está gastando. É extremamente importante monitorar suas despesas e a maneira mais simples de fazer isso é anotando tudo.
Escolha a forma mais prática para sua rotina, pode ser por meio de anotações em um caderno, uma planilha no computador ou um aplicativo no celular. O que importa é registrar tudo, pois essa prática te ajudará a visualizar possíveis desperdícios que poderão ser cortados e proporcionará mudanças de hábitos que podem fazer muito bem para seu orçamento.
Observe se você realmente utiliza os serviços que assina, como streamings de filmes e músicas, e mensalidades, como da academia, que muitas pessoas pagam e não usam. Reconheça se estiver pagando sem desfrutar dos benefícios e corte esses desperdícios.
Esta é uma regra bastante conhecida, que consiste em dividir o orçamento em três partes para direcionar a renda, sendo 50% para os gastos essenciais, 15% para prioridades financeiras e 35% para seu estilo de vida.
Dessa forma, é preciso se organizar para que tudo que é necessidade básica, como moradia e contas fixas de consumo, se limite à metade de sua renda. Os 15% chamados de “prioridades financeiras” devem ser destinados para quitar dívidas, caso existam, ou devem ser canalizados em alguma espécie de poupança, ou seja, não serão gastos, mas sim reservados para o cumprimento de um objetivo, como construção de patrimônio.
Por fim, 35% do orçamento poderá ser direcionado para gastos com aquilo que gosta de fazer, como um passeio ou hobby. Não considere essas coisas como supérfluas, pois elas são uma motivação para o dia a dia.
Esta é uma ferramenta bastante prática e útil no dia a dia, mas pode ser bastante perigosa justamente por isso. Poder comprar sem estar com o dinheiro para pagar é realmente algo atraente, mas que pode acarretar problemas financeiros, quando você gasta mais do que ganha.
Por não ver o dinheiro saindo, o cartão pode passar a falsa impressão de que você não está gastando. Quando a fatura chega, o dinheiro precisa sair todo de uma vez, e aí muitas vezes a “conta não fecha”.
Uma mudança de hábito importante na fase de economizar para realizar um sonho é trocar o cartão de crédito pelo de débito e pagar tudo à vista. Isso muitas vezes é o suficiente para inibir gastos por impulso.
Agora que você já sabe como organizar as finanças para a compra do seu apê, aproveite para conhecer nossos imóveis e fazer uma simulação de financiamento em nosso site.