Quer comprar um de nossos apartamentos ou já é um cliente? Fale com nossos especialistas.
Quero comprar Já sou clienteVocê sabia que os empreendimentos da C.A.C são planejados e construídos para atender às expectativas dos clientes por muito tempo? Para isso, torna-se primordial a realização das manutenções preventivas e corretivas do apartamento após o recebimento das chaves.
A construtora, no ato do recebimento das chaves, entrega o Manual de Uso e Manutenção do Imóvel ao cliente. Tal documento é um instrumento dedicado à orientação sobre o uso, a conservação e a manutenção preventiva do imóvel. Nele, os interessados (proprietários, síndicos e/ou administrador do imóvel) encontram informações sobre prazos de garantias, materiais de acabamento utilizados, responsáveis técnicos pelos projetos, componentes da edificação, características das instalações, fornecedores e assistência técnica, localização e distribuição dos equipamentos e ambientes. Além disso, a linguagem do manual é simplificada e o emprego de desenhos e fotografias torna a leitura do Manual do Proprietário mais leve e agradável.
No entanto, as manutenções preventivas não devem ser feitas de maneira improvisada ou informal. Elas têm de ser entendidas como um serviço técnico e executada por profissionais qualificados e, quando for o caso, por empresa especializada.
Vale lembrar que as manutenções preventivas estão condicionadas com a garantia do imóvel. O Termo de Garantia é um instrumento legal e contratual, estabelecido entre a construtora e o proprietário, que prevê as responsabilidades, os direitos e os deveres de cada uma das partes diante de defeitos ou irregularidades, além dos prazos de garantia e do período de vida útil esperado (para a edificação, os sistemas construtivos e os componentes).
É importante esclarecer que as garantias não são aplicáveis se as manutenções preventivas e corretivas não forem feitas. Além disso, as garantias não valem se o imóvel, suas partes, componentes e acessórios tiverem sido sujeitos a uso inadequado, negligência, acidente ou tenham sido resultado de serviços de terceiros, de maneira que estejam afetadas suas garantias originais.
As manutenções preventivas passam a ser de responsabilidade do cliente quando ele recebe as chaves ou elas estão à sua disposição. A inexistência de manutenção pode, até mesmo, afetar a segurança da construção. Dessa forma, fica o cliente sendo o responsável pela conservação do seu apartamento unidade, cuja vida útil está intimamente ligada aos cuidados permanentes, observando o estabelecimento no manual do proprietário e as normas técnicas aplicáveis.
A ação do tempo e a presença de moradores no imóvel podem comprometer sua aparência e ocasionar desgastes.
É normal, por exemplo, que na pintura do apartamento surjam marcas de uso e possíveis manchas. Tentar resolver utilizando produtos de limpeza pode piorar a situação, causando danos à tinta. O ideal é que a pintura seja atualizada quando se fizer necessário.
Os rejuntes também costumam acumular sujeira e perdem sua cor original com o tempo, o que requer atenção especial. Porém, também não é recomendado o uso de produtos químicos, o ideal é optar por sabão neutro ou detergente.
Recomenda-se que as partes elétrica e hidráulica do imóvel passem por vistorias por profissionais da área, para evitar acidentes e até mesmo desperdícios decorrentes de vazamentos e infiltrações.
Para maiores esclarecimentos, consulte o seu manual do proprietário.