Quer comprar um de nossos apartamentos ou já é um cliente? Fale com nossos especialistas.
Quero comprar Já sou clienteQuando o assunto é financiamento de imóvel, a Caixa Econômica Federal é uma das opções mais populares, pelo fato de oferecer diversos tipos de crédito habitacional com valores acessíveis aos compradores, um processo fácil se comparado ao de outras instituições e as melhores taxas do mercado.
Se você tem dúvidas de como funciona o financiamento, continue lendo que vamos esclarecer tudo a seguir.
Existem alguns critérios para o financiamento na compra de imóveis usados, novos ou em construção que precisam ser compreendidos.
Primeiramente, a Caixa Econômica financia até 90% do valor do imóvel no caso de contratos do tipo SAC (Sistema de Amortização Constante) e 80% para contratos PRICE (Sistema Francês de Amortização). No SAC, há amortização mensal do valor financiado, ou seja, as prestações são mais altas no início e vão diminuindo até o final, com uma redução progressiva dos juros. Já na tabela PRICE, as parcelas iniciais são mais baixas, entretanto permanecem fixas durante todo o período do financiamento.
Também existem dois sistemas de financiamento, o SFH (Sistema Financeiro de Habitação) e o SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário). No SFH, o valor máximo de financiamento é de R$ 1,5 milhão, já no SFI não há limite.
É importante ressaltar que, para conseguir o financiamento, o interessado pode comprometer no máximo 30% da sua renda familiar bruta na parcela do imóvel.
De modo resumido, o processo de compra de um imóvel por meio do financiamento pela Caixa consiste em uma análise de crédito, na validação do imóvel pelo departamento de engenharia da instituição (se o imóvel for usado ou pronto), assinatura do contrato e pagamento das parcelas mensais.
Se você não sabe por onde começar, confira um passo a passo:
No site da Caixa Econômica Federal é possível realizar uma simulação para entender os prazos e condições oferecidos. Isso é feito por meio de um formulário online, em que você deve informar o valor estimado, a categoria, a localização do imóvel e o tipo de financiamento desejado. Para identificar sua situação, o banco solicitará informações como renda familiar e se será mais de um comprador.
Para que o banco consiga analisar sua situação, serão necessários alguns documentos: documento de identidade (RG ou CNH), CPF, comprovante de estado civil, de endereço e de rendimentos, extrato do FGTS, declaração de Imposto de Renda (se houver) e carteira de trabalho. Com eles em mãos, basta ir a uma agência da Caixa e solicitar a análise de crédito. Nessa etapa, o banco vai buscar identificar qual o tipo de crédito mais adequado para o caso e avaliar o uso do FGTS como parte do pagamento do financiamento.
Nessa etapa, comprador e vendedor do imóvel (se usado ou pronto) precisam ir até a agência bancária para formalização do contrato. Imóveis na planta assinatura é realizada com cliente num primeiro momento. Em seguida, o novo proprietário deve registrar a casa ou apartamento no Cartório de Registro de Imóveis. Imóveis na planta a construtora realiza o tramite do registro.
Agora você já sabe como fazer um financiamento pela Caixa. Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe o link com alguém que também precisa entender melhor sobre o assunto.