28 de abril 2021 Responsabilidade social

Segurança do trabalho

No dia 28 de abril é celebrado o Dia da Segurança do Trabalho, ou, conforme consta na Lei Nº 11.121, de 25 de maio de 2005, Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Na C.A.C, nós nos importamos com esse assunto todos os dias, desenvolvendo uma série de ações e atividades para garantir que nossos colaboradores estejam sempre bem preparados, tanto para se protegerem durante a realização de suas tarefas quanto sobre que medidas devem ser tomadas em caso de acidentes.

Ao iniciar uma obra, a C.A.C Engenharia realiza procedimentos de avaliações ambientais para definir quais são os riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos aos profissionais que estarão envolvidos. Além disso, para acesso ao canteiro de obras, os funcionários passam por palestras e treinamentos para apresentação, capacitação e integração.

Durante o ano de 2020, nos empenhamos para realizar diversos desses treinamentos e transmitir diretrizes de segurança a toda nossa equipe.

Treinamentos e palestras

Em conformidade com as normas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), nossa empresa conta com uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) para oferecer palestras aos colaboradores.

Dentre elas, palestras educativas com temas pertinentes ao público, como DST, Aids e câncer de próstata.

Também são transmitidas informações sobre utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), bem como sobre proteção contra incêndio e explosão, onde os profissionais aprendem a identificar as sinalizações de segurança e como agir de maneira correta.

Os profissionais são treinados ainda com noções de primeiros socorros e sobre como zelar pela sua segurança e saúde e a de outras pessoas que possam ser afetadas por suas ações ou omissões no trabalho.

Os trabalhadores são orientados a interromper suas tarefas, exercendo o direito de recusa, sempre que constatarem evidências de riscos graves e iminentes para sua segurança e saúde ou a de outras pessoas, comunicando imediatamente o fato a seu superior hierárquico.

Como consequência desse empenho, em 820 dias de trabalho, entre 2019 e 2021, tendo em cada obra em torno de 100 operários, tivemos apenas 05 acidentes em campo, sendo todos eles considerados acidentes leves.

Ação e prevenção contra Covid-19

Por causa da pandemia enfrentada desde o início de 2020, várias posturas foram adotadas no canteiro de obras para preservar a segurança dos trabalhadores.

Diariamente, para acesso ao canteiro, todo colaborador precisa passar pela medição de temperatura. Conforme decreto, todos também precisam fazer uso de máscara de proteção.

Os profissionais também foram orientados sobre os procedimentos de limpeza da área de trabalho e dos escritórios, com uso de água e sabão, álcool e desinfetante, além dos cuidados diários de higiene pessoal e coletiva.

Ainda foram distribuídos folders informativos, falando sobre o coronavírus e seus sintomas, também apontando como ocorre a transmissão, como se prevenir e sobre a utilização da máscara.

Por fim, nossos colaboradores tiveram palestras com psicólogo com o tema “Saúde mental em tempos de Covid”.

Além das ações educativas e de conscientização, a C.A.C cumpre sua parte na proteção dos colaboradores realizando diariamente a desinfecção das áreas comuns do canteiro com o produto Peroxy 4D, que é utilizado em áreas hospitalares (Empresa Serve Clean), e instalou túnel de desinfecção corporal a base de ozônio, na obra do Residencial Campo Belo em São Gonçalo/RJ, indicado para locais com alto fluxo de pessoas, com o objetivo de evitar que os colaboradores levem contaminação para o local de trabalho.

Como foi possível ver, somos uma empresa comprometida com a segurança do trabalho e com a proteção e saúde de nossa equipe. Para conhecer mais sobre a C.A.C, sugerimos que siga nossas redes sociais (InstagramFacebook e YouTube).

 

Fale conosco

Fale Conosco
Youtube CAC

Receba nossas notícias

Receba as notícias do nosso blog em seu e-mail e fique por dentro das dicas e informações sobre o mercado imobiliário.

Newsletter