25 de novembro 2021 Responsabilidade social

Novembro azul

No dia 17 de novembro é celebrado o dia mundial do combate ao câncer de próstata. Durante todo o mês são realizadas ações de conscientização sobre a importância de falar sobre a doença e os exames de prevenção que permitem um diagnóstico precoce, favorecendo o tratamento. Sendo assim, o mês mundial de combate ao câncer de próstata ficou conhecido como Novembro Azul.

Embora as estatísticas sejam preocupantes, o assunto ainda é ignorado por muitas pessoas e rodeado por preconceito com relação ao exame de toque. Leia a seguir como surgiu a campanha do Novembro Azul e entenda por que ela é tão importante.

Como surgiu

A ideia da campanha surgiu na Austrália, em 1999, por meio de um grupo de amigos que decidiu promover uma ação que chamasse a atenção para a saúde masculina. Eles deixaram o bigode crescer e passaram a arrecadar doações para instituições de caridade.

Como o movimento fez bastante sucesso, em 2004 foi criada uma fundação chamada Movember Foundation Charity. A palavra Movember surgiu da junção das palavras em inglês Moustache e November (bigode e novembro, respectivamente). Por isso, em alguns lugares, além da cor azul, o bigode também é um símbolo da campanha.

O Instituto Lado a Lado Pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, foi quem trouxe a campanha Novembro Azul para o Brasil, em 2008. A necessidade da conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem e a realização de exames periódicos se dá pelo fato de que, no início, o câncer de próstata é assintomático.

O que é câncer de próstata

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino, que se localiza abaixo da bexiga. Sua principal função é produzir o esperma, juntamente com as vesículas seminais. O câncer de próstata é o tumor que afeta essa glândula que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

Os sintomas mais comuns que costumam surgir nos homens são dificuldade para urinar, necessidade de urinar mais vezes, diminuição do jato de urina e sangue na urina e/ou no sêmen.

Como o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, mesmo sem sintomas, os homens a partir dos 45 anos devem procurar um urologista e realizar o exame de toque retal e o de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Dados

Conforme pesquisa realizada pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), estima-se que entre os anos de 2020 e 2022, o número de novos casos de câncer diagnosticados por ano pode chegar a mais de 65 mil. Isso significa 29% dos tumores que acometem a população do sexo masculino. O câncer de próstata é o segundo mais comum em homens, ficando atrás apenas do câncer de pele.

Aproximadamente 75% dos casos da doença ocorrem em homens com mais de 65 anos. No Brasil, são identificados em média 63 novos casos a cada 100 mil homens.

Nós da C.A.C Engenharia deixamos nosso conselho aos homens: estejam atentos aos sinais de seu corpo e realizem periodicamente seus exames. E às mulheres, sugerimos que encaminhem essa informação para os homens do seu convívio.

Fale conosco

Fale Conosco
Youtube CAC

Receba nossas notícias

Receba as notícias do nosso blog em seu e-mail e fique por dentro das dicas e informações sobre o mercado imobiliário.

Newsletter