11 de maio 2022 Arquitetura e decoração

Iluminação indicada para cada cômodo

Montar um apê envolve uma série de escolhas, seja dos móveis, da cor que as paredes serão pintadas ou dos objetos de decoração. Mas algo que às vezes acaba sendo esquecido, e que pode gerar arrependimentos no futuro e até mesmo retrabalho e mais gastos, é a escolha da iluminação.

Já parou para pensar que cada parte da casa exige um tipo de iluminação diferente e que a luz escolhida pode produzir diversos efeitos no ambiente?

Tudo que é feito em cada parte da casa deve ser levado em conta, pois assim como em um cômodo a preferência pode ser a criação de um ambiente mais aconchegante, em outro espaço a necessidade pode ser de uma luz mais potente para facilitar as tarefas, como ler, cozinhar ou fazer uma maquiagem.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ser muito úteis na missão de iluminar a casa da maneira mais adequada. Confira!

Sala

Uma boa estratégia para esse ambiente é combinar uma iluminação direta, com um lustre ou uma luminária do tipo plafon, que pode cumprir o papel de foco de luz principal, e uma iluminação indireta, com um abajur ou luminárias viradas para a parede ou o teto. 

Para quem deseja uma sensação de aconchego e tranquilidade, a luz amarela pode ser interessante. Já para deixar um ar mais “industrial”, vale apostar na iluminação em trilho, com vários pontos de luz. 

Sala de jantar

O ideal é que a mesa seja o ponto mais iluminado desse espaço, com um pingente sobre ela ou mesmo um candelabro. Uma boa pedida é optar por uma lâmpada amarela mais suave, para promover momentos de relaxamento. Instalar arandelas na parede acima do aparador também é uma opção interessante.

Cozinha

Este cômodo requer uma iluminação eficiente para facilitar a tarefa de manipular alimentos, por isso a luz branca é a mais indicada. O foco deve estar na iluminação superior, de preferência acima das partes que não interferem nas atividades, com fontes menores iluminando superfícies como fogão, pia e bancada.

Escritório

Esse espaço também exige muita luz, mas não pode ser amarela, pois provoca sono. A iluminação branca e direta é a mais recomendada. Vale também tentar aproveitar a luz natural, colocando a mesa de trabalho perto da janela, ou apostar em abajures caso o ambiente não seja muito claro.

Quarto

Luz amarela e mais indireta é a melhor pedida para este cômodo que é sinônimo de descanso e relaxamento. Uma dica é colocar a luz principal voltada para cima, virada para o teto, pois assim fica mais suave. 

Para quem gosta de ler antes de dormir, é legal instalar arandelas ao lado da cama, mas não apontadas diretamente. 

Banheiro

O ideal é colocar dois tipos de iluminação nesse local, a principal, direta e com plafon, e uma indireta na bancada, para a utilização do espelho nos momentos de se barbear ou maquiar. Isso pode ser feito com um par de arandelas nas laterais. 

Caso não seja possível a instalação, vale apostar em uma luminária perto da pia, de preferência um modelo em acrílico leitoso, para obter uma luz mais suave.

Vale lembrar que hoje em dia as lâmpadas mais recomendadas para a casa toda são as de LED, pois elas duram até 25 vezes mais que as fluorescentes e podem proporcionar uma economia de até 80% na conta de luz. Mesmo sendo um pouco mais caras, elas oferecem uma série de vantagens.

Por fim, já que estamos dando dicas úteis para você que está montando ou vai montar em breve seu apê, queremos sugerir que não vá embora ainda. Leia também nosso artigo que ensina como decorar sua varanda

Fale conosco

Fale Conosco
Youtube CAC

Receba nossas notícias

Receba as notícias do nosso blog em seu e-mail e fique por dentro das dicas e informações sobre o mercado imobiliário.

Newsletter