13 de abril 2022 Estilo de vida

Dicas para uma lavanderia organizada

A lavanderia de uma casa geralmente é um espaço que os visitantes nem conhecem, não é mesmo? Por isso, muitas vezes, acaba se tornando um cantinho bastante desorganizado, com itens e produtos de limpeza, além de roupas acumuladas para lavar e/ou secar.

Entretanto, não é porque só as pessoas que já são de casa que utilizam o espaço que está tudo bem ele ficar um caos. Vale pensar, inclusive, que uma lavanderia organizada pode ajudar até mesmo a otimizar o seu tempo.

Pensando nisso, fizemos uma pequena lista com dicas que podem ajudar nessa tarefa. Acompanhe!

Comece com uma faxina

Se sua lavanderia já está entulhada de coisas e ao olhar parece difícil conseguir transformá-la em um ambiente mais funcional e agradável, o primeiro passo é começar com uma faxina geral. Inicie analisando que itens realmente precisam ficar ali e o que pode ser jogado fora ou doado.

Isso inclui roupas, tapetes, panos de chão, produtos de limpeza e tudo mais que tem sido depositado no espaço.

Depois disso, antes de guardar tudo novamente, faça um planejamento do ambiente. Tente deixar os itens que são mais utilizados num local de fácil acesso e de modo que qualquer pessoa consiga encontrá-los rapidamente.

Otimize espaços

Geralmente a lavanderia é um espaço bem pequeno, por isso fica difícil organizar tudo que precisa ficar nela. Uma excelente forma de aproveitar ao máximo o espaço é instalando prateleiras, suportes e nichos nas paredes e portas.

Esses itens são baratos e fáceis de instalar, permitindo a acomodação mais organizada de acessórios e produtos de limpeza. Vale também apostar em ganchos para pendurar itens como vassoura, rodo e pá.

Outra alternativa é colocar um varão por baixo das prateleiras, que poderá acomodar roupas penduradas em cabides. Essa é uma boa maneira de secar algumas peças, que depois podem ir direto para o armário, por já estarem esticadinhas.

Escolha um bom varal

Mais do que apenas esticar fios por todo o espaço da lavanderia, é interessante pesquisar os diferentes tipos de varal que existem no mercado. Alguns modelos, por exemplo, são retráteis, e podem ser abertos somente quando houver necessidade.

Há também alguns modelos que ficam suspensos pelo teto, que são ótimos para pendurar peças pequenas, como meias e roupas íntimas.

Por fim, existem modelos dobráveis de chão, que podem ser guardados quando não estiverem em uso, liberando espaço no ambiente.

Invista em cestos e caixas organizadoras

Por fim, uma ótima estratégia para uma lavanderia organizada é a utilização de cestos e caixas para separar itens e deixá-los bem guardados. Vale apostar em caixas menores para colocar peças pequenas, como prendedores de roupas, e em cestos grandes, um para colocar as roupas sujas que estão aguardando para serem lavadas e outro para as limpas, que logo irão para o armário.

Caso seja possível ter ainda mais um cesto, é interessante para que as roupas sujas já sejam colocadas separadas de acordo com a forma como vão para a máquina, por exemplo, um só para roupas brancas e outro para as coloridas.

Também pode ser legal utilizar uma dessas caixas organizadoras para colocar os produtos de limpeza. Lembrando que essa deve ser colocada em local fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Gostou de saber mais sobre como ter uma lavanderia organizada? Estamos sempre trazendo assuntos relevantes por aqui. Sugerimos que cadastre-se em nossa newsletter para receber as notícias do nosso blog diretamente em seu e-mail.

Fale conosco

Fale Conosco
Youtube CAC

Receba nossas notícias

Receba as notícias do nosso blog em seu e-mail e fique por dentro das dicas e informações sobre o mercado imobiliário.

Newsletter