6 de abril 2022 Arquitetura e decoração

Dicas para limpeza de tapetes

Os tapetes cumprem várias funções dentro de um apê, seja decorando, tornando o ambiente mais aconchegante e mesmo servindo para que os moradores e visitantes limpem ou sequem os pés.

E é por isso que esses itens costumam reunir poeira e sujeira, exigindo uma boa limpeza, inclusive para prevenir alergias respiratórias em quem está no mesmo local que eles.

Existem diferentes formas e técnicas para realizar a limpeza de tapetes, e é preciso cuidado para não danificar a peça na tentativa de deixá-la limpa. Por isso, separamos algumas dicas para que você possa escolher qual método é mais adequado para sua situação. Confira!

Receita caseira

Existem no mercado diversos produtos de limpeza para essa tarefa, mas a ideia aqui é apresentar soluções mais simples, mais baratas e mais sustentáveis. Alguns produtos que a maioria das famílias têm em casa podem ajudar bastante na limpeza de tapetes.

Uma receita prática e econômica é a mistura de água oxigenada e bicarbonato de sódio. Os dois juntos formam uma solução efervescente que pode ser aplicada em manchas no tapete. Depois de alguns minutos, a mistura deve ser retirada com um papel ou pano.

Limpeza a seco

É claro que existem empresas especializadas que podem fazer um ótimo trabalho desse tipo por você, mas queremos dar uma dica de como fazer essa limpeza de forma caseira, com ingredientes bem simples.

Misture um pouco de amido de milho com a mesma quantidade de bicarbonato de sódio, então aplique sobre todo o tapete e deixe a mistura agir por 30 minutos. Depois desse tempo, remova com o aspirador de pó o conteúdo, que terá absorvido a sujeira que antes estava nas fibras do seu tapete.

Higienização com vinagre

O vinagre é um ótimo produto para limpar e eliminar germes em tapetes e carpetes, sendo capaz de remover manchas e acabar com o mau cheiro na peça.

Caso você tenha um bicho de estimação em seu apartamento, é interessante utilizar o vinagre para neutralizar a acidez e eliminar o odor da urina de animais no tapete. O segredo é primeiro absorver a urina com toalhas de papel e depois pulverizar o vinagre e deixar secar.

Para uma limpeza mais completa, dilua um pouco de detergente neutro em um recipiente com água morna e depois adicione vinagre. Esfregue delicadamente a peça com essa mistura, depois retire com um pano úmido e deixe secar.

Tapete limpo e cheiroso

Outro aliado da limpeza e que ainda contribui para deixar um cheiro agradável no tapete é o amaciante de roupas. Basta misturá-lo com água e detergente neutro e aplicar a solução em toda a superfície da peça. Em seguida, é interessante escovar os pelos do tapete com uma escova macia e, em seguida, remover com um pano úmido e deixar secar.

Como foi possível ver, os ingredientes são fáceis de encontrar e o resultado costuma ser tapetes limpos e sem mau cheiro.

Gostou das nossas dicas para limpeza de tapetes? Estamos sempre trazendo conteúdo interessante por aqui. Sugerimos que acompanhe nossas redes sociais (InstagramFacebook e YouTube) para ficar por dentro de todas as dicas e informações que compartilhamos.

Fale conosco

Fale Conosco
Youtube CAC

Receba nossas notícias

Receba as notícias do nosso blog em seu e-mail e fique por dentro das dicas e informações sobre o mercado imobiliário.

Newsletter