20 de abril 2022 Estilo de vida

Como evitar que seus animais de estimação destruam seus móveis

Ter um animal de estimação envolve uma série de cuidados, mas a alegria de ter um amigo de quatro patas faz tudo valer a pena, não é verdade? Para quem mora em apartamento, a atenção precisa ser ainda maior, pois não há um quintal onde o cão ou gato possa passar parte do seu tempo.

Um problema comum que muitos tutores encontram é ter os móveis e eletrodomésticos de casa mordidos e arranhados pelos bichinhos. Muitas vezes eles fazem isso para extravasar a energia acumulada ou para aliviar a tensão quando estão entediados ou estressados.

A boa notícia é que existem algumas estratégias que podem ajudar a evitar que seus animais de estimação destruam seus móveis. Continue lendo e saiba mais.

Invista em arranhadores

Quem tem gatos sabe que eles precisam estar constantemente afiando suas unhas. Às vezes eles fazem isso por diversão, ou para demarcar território, mas trata-se também de uma necessidade natural e questão de saúde.

Se os bichanos não tiverem um objeto específico para essa tarefa, farão isso em qualquer móvel que encontrarem pela frente, especialmente os que possuem estofados, como cadeiras e sofás.

Uma boa opção de arranhador que há no mercado é o feito de sisal, pois cumpre bem a função e é bastante resistente. Caso prefira uma versão mais econômica, vale reaproveitar caixas de papelão, que os gatos costumam gostar muito.

É importante destacar que, como há uma questão de demarcação de território envolvida, quem possui mais de um gato deve disponibilizar um arranhador para cada.

Ofereça brinquedos

Existe no mercado uma grande variedade de brinquedos específicos para cães e gatos, que servem para distrair, divertir e estimular os animais. Alguns deles possuem cheiros, texturas e sons que são capazes de atrair a atenção dos bichos. Além de mantê-los ocupados, esses brinquedos servem para tirar o foco dos pets de outras coisas que eles gostam de morder e arranhar.

Para filhotes de cachorro, é interessante considerar os brinquedos que servem como mordedores, pois com o crescimento dos dentes, eles podem sentir incômodo nas gengivas e daí vem a necessidade de morder algo. Os móveis feitos de madeira ou outros materiais resistentes se tornam alvo fácil desses pequenos que precisam de alívio e distração.

Proteja os fios elétricos

Os animais não têm a mesma noção que nós com relação ao perigo, por isso é papel dos tutores tomarem algumas atitudes não apenas para evitar a destruição de itens da casa, mas também para preservar a segurança dos bichinhos.

Especialmente quando filhotes, cães e gatos podem querer morder os fios aparentes em casa, e dependendo do tipo de fio, além de danificar o equipamento, o animal pode acabar se machucando e levando choque.

A solução para esse tipo de situação é utilizar canaletas, que servem para esconder e proteger a fiação de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos.

Por fim, vale dizer que se, mesmo com essas ações, seu bichinho ainda continua destruindo as coisas em casa, pode ser necessário contar com a ajuda de um adestrador profissional para ajudar a resolver a situação.

Gostou das nossas dicas para evitar que seus animais de estimação destruam seus móveis? Temos vários outros posts interessantes para quem tem bichos em casa. Então, antes de ir embora, que tal conferir o que ensina alguns cuidados com o pet no apartamento?

Fale conosco

Fale Conosco
Youtube CAC

Receba nossas notícias

Receba as notícias do nosso blog em seu e-mail e fique por dentro das dicas e informações sobre o mercado imobiliário.

Newsletter