Quer comprar um de nossos apartamentos ou já é um cliente? Fale com nossos especialistas.
Quero comprar Já sou clienteDecorar um apartamento, ao mesmo tempo que é uma tarefa prazerosa e divertida, pode ser um grande desafio, especialmente quando a inspiração vem de um ambiente completamente diferente do seu.
Muitos sites e perfis especializados no assunto costumam mostrar casas enormes e com itens decorativos bastante sofisticados e, consequentemente, muito caros.
Entretanto, as salas de apartamentos geralmente são pequenas. Com criatividade, é possível obter um ambiente funcional, confortável e aconchegante para a família.
Pensando em quem deseja decorar a sala de um apartamento pequeno, sem gastar muito, preparamos algumas dicas especiais. Confira a seguir!
Opte por modelos funcionais e otimizados
Móveis planejados sob medida são a melhor alternativa para quem tem pouco espaço no apartamento, mas alguns truques já são suficientes para quem não pode investir muito em marcenaria.
O rack, por exemplo, é um tipo de móvel que pode possibilitar a economia de espaço para ganhar na circulação, desde que a escolha seja por um modelo suspenso ou mais compacto, com a profundidade reduzida.
Peças de mobília também podem cumprir a função de objeto decorativo, como é o caso dos pufes, que podem ser utilizados tanto como mesa de centro como lugar para sentar, além de poder apresentar uma estampa ou cor diferente para servir como algo pontual no ambiente.
Preste atenção nas cores e iluminação
Cores escuras podem provocar uma impressão de que um local é menor do que realmente é. Por outro lado, as cores claras têm o poder de ampliar o ambiente, por isso devem predominar na escolha dos itens da sala pequena.
Uma iluminação eficiente também é fundamental para não fechar a visão de quem está no ambiente, tornando as áreas mais estreitas e promovendo separação de ambientes integrados. O ideal é usar luzes entre 2400k e 3000k.
Utilize itens que fazem a diferença
Ainda pensando em funcionalidade, um item que também pode contribuir para a decoração mesmo não tendo exatamente esse papel é a cortina, capaz de levar beleza e elegância ao ambiente, enquanto atua na questão da privacidade do apartamento e no controle da entrada de claridade externa.
Da mesma forma ocorre com os tapetes, que podem ajudar a disfarçar o tamanho do cômodo e levar destaque para elementos decorativos. Vale apontar que os tapetes redondos ou com formas irregulares na estampa cumprem melhor esse papel.
Por fim, o segredo para gastar pouco na decoração da sala é não se preocupar em criar um ambiente como se fosse uma exposição de arte, mas sim um espaço que reflete a identidade dos moradores. Sendo assim, quadros nas paredes, itens pessoais e porta-retratos são uma ótima pedida.
Além disso, vale apostar em itens de brechós e no bom e velho DIY (Do It Yourself ou Faça Você Mesmo). Colocar a mão na massa para criar itens decorativos originais e únicos pode ser o que vai dar o toque especial em sua decoração. Na internet é possível encontrar diversos tutoriais fáceis de seguir e com elementos que não custam muito caro.
Gostou das nossas dicas para decorar a sala de apartamento pequeno gastando pouco? Estamos sempre trazendo conteúdo interessante por aqui. Sugerimos que acompanhe nossas redes sociais (Instagram, Facebook e YouTube) para ficar por dentro de todas as informações que compartilhamos.