Quer comprar um de nossos apartamentos ou já é um cliente? Fale com nossos especialistas.
Quero comprar Já sou clienteNuma época em que precisamos buscar estratégias para conseguir otimizar o tempo e dar conta de todas as tarefas do dia, manter a casa sempre arrumada é um grande desafio. Por outro lado, um ambiente desorganizado aumenta o estresse e acaba fazendo com que a gente perca ainda mais tempo, pois é mais difícil encontrar o que precisamos.
A questão é que fazer uma faxina e deixar a casa arrumada, limpa e cheirosa não é o suficiente, porque no outro dia já existem coisas fora do lugar e precisando de limpeza. Por isso, o ideal é adotar técnicas práticas para facilitar ao máximo a rotina.
Separamos 5 dicas importantes que podem ajudar a manter os cômodos organizados por mais tempo. Acompanhe a seguir!
Pode parecer uma dica boba, mas o fato é que quando olhamos para tarefas mais complexas, como limpar o chão ou organizar armários, a tendência é acabarmos procrastinando ou achando que não temos tempo suficiente para concluir a missão.
Por outro lado, quando começamos com tarefas mais simples, como tirar a poeira de um móvel ou recolher objetos fora do lugar, conseguimos observar o progresso da organização, o que gera ânimo para prosseguir na arrumação.
Pode parecer algo metódico e desnecessário, mas elaborar um cronograma realista, com uma lista de afazeres que seja possível adequar à rotina é uma excelente maneira de não deixar de fora algumas tarefas que acabam se acumulando e demandando mais tempo do que deveria.
O ideal é que no cronograma as tarefas sejam distribuídas em dias alternados por cômodos ou por integrante da família responsável, para que não haja sobrecarga.
O ideal é habituar-se a ser uma pessoa que evita bagunça em vez de ser alguém que a provoque. Por exemplo, o hábito de deixar itens pessoais como bolsas, sapatos e casacos espalhados é um grande vilão da organização. O antídoto é adotar o hábito de sempre que chegar em casa já colocar cada um em seu respectivo lugar.
Outro hábito saudável que ajuda bastante na rotina é lavar pratos, talheres e copos logo após seu uso, evitando o acúmulo de louças sujas na pia.
Não jogar coisas fora é a causa de grande parte da desorganização de um lar. Guardar papéis, por exemplo, deve ser evitado ao máximo. Por isso, o recomendado é dispensar tudo que possível ao receber correspondências, jogando fora envelopes e panfletos.
Também é fundamental que frequentemente seja feita uma verificação em itens que não estão sendo utilizados, partindo da regra de que aquilo que não é usado por mais de seis meses deve ser doado. Isso inclui roupas, livros, brinquedos e tudo mais que está guardado sem uso.
Existem no mercado produtos específicos para tornar algumas tarefas mais rápidas, como desengordurantes para a cozinha e desinfetantes para a limpeza pesada do banheiro.
Para quem deseja economizar, existem soluções caseiras bastante eficientes, como a mistura de vinagre com bicarbonato, que ajuda a clarear pisos e rejuntes, dispensando a necessidade de gastar muito tempo esfregando.
Gostou das nossas dicas para manter a casa arrumada? Estamos sempre trazendo conteúdo interessante por aqui, tanto sobre estilo de vida quanto arquitetura e decoração. Para não perder nada do que estamos compartilhando, cadastre seu e-mail e receba em primeira mão notícias do nosso blog.