Quer comprar um de nossos apartamentos ou já é um cliente? Fale com nossos especialistas.
Quero comprar Já sou clienteVocê provavelmente já ouviu falar que alguns truques são capazes de gerar uma sensação de amplitude em espaços pequenos, certo? O fato é que realmente com algumas estratégias na hora de mobiliar e decorar um apartamento de tamanho reduzido é possível fazer com que o espaço pareça maior do que realmente é.
Separamos as melhores dicas e compartilhamos agora para você entender como ampliar um apartamento pequeno. Confira!
Você sabe por que cores como branco, bege, off-white e tons pastel são capazes de fazer com que espaços e objetos pareçam maiores? Isso se dá pelo fato de que apresentam baixa saturação e alta leveza, refletindo a luminosidade.
Por esse motivo, essas são as cores mais indicadas para paredes e móveis como armários, guarda-roupas e sofás para quem deseja ampliar o apê.
Seja na sala de jantar, nos corredores ou nos quartos, a utilização de espelhos também é uma excelente estratégia para quem tem um apartamento com espaço reduzido. Isso se deve ao fato de eles refletirem a luz e também o próprio ambiente, gerando a impressão de que o espaço é maior.
Inclusive, vale destacar que os espelhos grandes, que vão do chão ao teto, têm o poder de ampliar o pé-direito do apartamento compacto. Eles são uma boa opção para as portas do closet ou do guarda-roupas.
Só é preciso atenção em alguns locais em que os espelhos não são uma boa pedida, como de frente para a televisão, o que pode prejudicar a experiência de quem está assistindo, ou no escritório/local de estudo, pois pode interferir na concentração.
Investir em uma boa iluminação é mais uma alternativa muito utilizada para apartamentos pequenos. Aproveite ao máximo a iluminação natural, pois ela é, inclusive, importante para a saúde. Mas uma boa iluminação artificial projetada para o ambiente também é poderosa para valorizar o imóvel e deixar seu lar parecendo mais vivo e até mesmo mais espaçoso.
A integração de espaços tem sido cada vez mais utilizada, deixando o apartamento com um aspecto moderno e funcional, além de proporcionar mais espaço. Uma boa alternativa é unir cômodos como cozinha, sala e varanda. A ausência de paredes dividindo o espaço serve também para valorizar a ventilação e a luminosidade naturais.
A setorização de ambientes gera a sensação de compactação, por isso a melhor saída é utilizar o mesmo acabamento e o mesmo piso em todos os cômodos ou pelo menos em quase todos. O piso contínuo nos quartos, corredores e na sala, por exemplo, não compartimenta o apê, fazendo com que ele pareça mais amplo.
A interrupção visual causada pela mudança de cor ou material utilizado promove uma impressão de que o ambiente é mais apertado. Já a padronização faz com que os espaços conversem entre si e deixam o apartamento parecendo uma unidade maior.
Gostou das nossas dicas para ampliar um apartamento compacto? Não vá embora ainda, pois temos vários outros artigos que também podem te interessar, como o que ensina como escolher móveis para apartamento pequeno. Não deixe de conferir, pois pode ser muito útil para você!