16 de fevereiro 2022 Arquitetura e decoração

Truques para fazer a sala parecer maior

É normal que muitos apartamentos hoje em dia tenham as salas pequenas, para que outros cômodos, como os quartos, possam ser mais espaçosos. Contudo, existem alguns truques que podem gerar a sensação de que o ambiente é maior do que realmente é.

Já não é mais segredo que utilizar um espelho na parede dá essa sensação de amplitude em um espaço. Mas existem vários outros truques que não são tão óbvios assim.

Reunimos alguns dele para que você possa colocar em prática e fazer sua sala parecer maior. Continue lendo e confira!

Cores claras

É provável que você até saiba que cores claras nas paredes têm o poder de fazer com que um espaço pequeno pareça maior, mas tem um detalhe que muitas vezes não é abordado: além de clara, é indicado que a cor também seja fria.

Isso porque, por exemplo, os tons de bege são claros, mas o fundo amarelado torna a cor mais quente. E cores quentes são capazes de gerar uma impressão de que as paredes estão “avançando” para cima de nós.

Por outro lado, cores como branco gelo ou um azul gelado conseguem provocar a sensação de estarem se afastando de nós, e aí sim acontece o efeito de amplitude que estamos buscando.

Móveis “flutuantes”

A maioria das pessoas tem o costume de encostar todos os móveis na parede, não é mesmo? Mas o recomendado é deixar um pequeno espaço, de pelo menos alguns centímetros, entre os móveis e as paredes. Esse truque engana o olhar, fazendo parecer que o ambiente é maior do que realmente é.

Outra dica é utilizar prateleiras pintadas da mesma cor das paredes, o que faz parecer que os objetos depositados nelas também estão flutuando.

Iluminação

Se a sala do seu apê permite a entrada de luz natural, isso pode ser usado para ampliar o ambiente. Nesse caso, deve-se evitar cortinas ou utilizar as que são feitas de tecidos quase transparentes, como voil. Se optar por uma de linho ou cambraia, ela deve ir do teto ao chão e ser da mesma cor da parede, para manter a unidade visual.

Mas se sua sala tem uma janela pequena ou não recebe luz, evite uma única fonte de luz no teto. Afinal, isso atrai os olhares para um único ponto. A dica é investir em pelo menos três pontos de luz para induzir o olhar a se movimentar por todo o espaço.

Proporções

Escolher as proporções dos móveis de forma estratégica pode ajudar na missão de fazer o espaço parecer maior. Por exemplo, móveis mais baixos dão a impressão de que o teto é mais alto. Por outro lado, um sofá grande pode fazer com que a sala pareça maior pelo fato de que ele não causa uma quebra no visual com o chão.

Vale apostar em móveis com acabamentos mais finos, como braços, pernas e estofados mais enxutos. Peças em vidro e acrílico podem ajudar também, por não ocuparem espaço visual.

Já conhecia todos esses truques para fazer a sala parecer maior? Esperamos ter contribuído com informações que sejam úteis. E se você gosta desse tipo de conteúdo, acreditamos que também poderá se interessar pelo nosso artigo que traz dicas de como ter um banheiro eficiente.

Fale conosco

Fale Conosco
Youtube CAC

Receba nossas notícias

Receba as notícias do nosso blog em seu e-mail e fique por dentro das dicas e informações sobre o mercado imobiliário.

Newsletter