9 de dezembro 2021 Estilo de vida

Sinais de que é a hora certa de sair da casa dos pais

Chega uma fase da vida em que muitos jovens começam a se perguntar se é a hora certa de sair da casa dos pais. É normal sentir certa insegurança, afinal, geralmente é mais confortável viver com a família do que ter que encarar sozinho todas as responsabilidades da vida adulta. Além da comodidade, tem também a questão do apego emocional.

Algumas situações, porém, podem acabar sendo indícios de que é chegado o momento de tomar decisões e iniciar uma nova jornada. Separamos alguns desses sinais para te ajudar a entender se seu momento chegou.

Incompatibilidade de horários

Se você tem o hábito de ir dormir mais tarde que os seus pais, por exemplo, alguns conflitos podem surgir, especialmente por causa de barulhos como de televisão ou música, que acabam incomodando. Da mesma forma, quando alguém da casa começa o dia mais cedo que os demais, sons de eletrodomésticos em funcionamento podem atrapalhar o sono de quem gostaria de ficar mais tempo na cama.

Esse é um sinal de que talvez você esteja precisando de seu próprio espaço, onde poderá ter sua própria rotina e seus próprios horários sem que ninguém reclame.

Regras limitantes

Enquanto estiver morando com seus pais, eles são a autoridade em casa e suas regras precisam ser respeitadas. E às vezes elas acabam te limitando de fazer coisas que gosta e tem vontade. Um exemplo é receber os amigos para se divertirem. Pode acontecer de nem você e seus convidados nem seus pais ficarem muito à vontade nessa situação.

Sendo assim, a falta de liberdade que você sente pode estar sinalizando que é hora de ter seu cantinho, para receber quem quiser, na hora que quiser.

Independência financeira

Esse é um ótimo sinal, quando você percebe que sua renda já te dá certa estabilidade e você não precisa mais da ajuda de seus pais para arcar com suas despesas. É claro que a princípio pode parecer que seu dinheiro não será suficiente para se bancar sozinho, mas com planejamento e alguns ajustes, tudo fica mais fácil.

Relacionamento sério

Se você está em um relacionamento sério e pensa em dar um novo passo, rumo à construção de sua própria família, esse é o momento de começar a pesquisar sobre um novo teto para morar. Mesmo que a casa de seus pais seja grande e eles ofereçam o espaço para que você e seu futuro cônjuge morem com eles, essa não é a melhor opção. Ou seja, se você pretende se casar, esse é um grande sinal de que é hora de sair da casa dos pais.

E então? Você se identificou com esses sinais de que é a hora certa de sair da casa dos pais? Sabemos que a principal dúvida que surge é se sua renda vai ser suficiente para conseguir um novo espaço e suprir todas as despesas.

No nosso site, você consegue fazer uma simulação de financiamento e tirar todas as suas dúvidas sobre a compra de um imóvel. Você vai ver que seu sonho pode estar mais perto de se realizar do que imaginava!

Fale conosco

Fale Conosco
Youtube CAC

Receba nossas notícias

Receba as notícias do nosso blog em seu e-mail e fique por dentro das dicas e informações sobre o mercado imobiliário.

Newsletter