C.A.C Engenharia | Imóveis à venda em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo | Parede de concreto em edifícios altos – Residencial Itália
Buscar empreendimento
Contato

O sistema parede de concreto já é bastante usado no Brasil, sendo empregado hoje em edificações de diferentes tipologias: do popular bloco “térreo + 4 andares” a prédios de diversos padrões acima de 15 andares. Tudo feito de acordo com a norma ABNT NBR 16.055 – Parede de concreto moldada no local para a construção de edificações — Requisitos e procedimentos. E dentro do que os fornecedores podem oferecer para o atendimento das necessidades de projeto.

Apesar dessa versatilidade, muitas construtoras ainda desconhecem como o sistema vem sendo empregado em edifícios altos – tema deste post.

 

Sobre o Residencial Itália e a C.A.C Engenharia

Entrevista concedida pelo engenheiro Humberto Duarte – C.A.C. – Fotos: Acervos C.A.C e SH

Neste post, o engenheiro Humberto Duarte – responsável no Rio de Janeiro pelas áreas de incorporação, obras e novos negócios da construtora mineira C.A.C. Engenharia S/A – mostra os principais passos da empresa no desenvolvimento do Residencial Itália, construído com paredes de concreto.

O empreendimento, situado em Nova Iguaçu (RJ), é composto de três blocos com 15 pavimentos cada, sendo 8 unidades por pavimento, totalizando 360 apartamentos. As unidades (dois quartos, sem suítes) são destinadas a consumidores da Faixa 3 do Programa Minha Casa Minha Vida e do SBPE.

 

O Residencial Itália é o primeiro edifício alto em parede de concreto da C.A.C. Segundo a empresa, o sistema trouxe uma economia de 40% nos custos indiretos e, no mínimo, de 15% no custo total do empreendimento, se comparado ao sistema convencional.

 

Residencial Itália

  • Projeto: Foco Arquitetura
  • Construção: C.A.C Engenharia S/A
  • Principais sistemas/materiais: concreto especificado conforme a NBR 8953 e ABNT 6118, com traço estudado e adequado ao projeto estrutural; sistema de forma Lumiform (SH); fundações do tipo hélice continua monitorada
  • Principais fornecedores: SH (formas), Brasmix (concreto), Polar, Astra e Duratex (instalações)
  • Engenheiro responsável (obra): Wallace de Campos Alves
  • Prazo de execução: 22 meses (novembro/2018 a agosto/2020)

Concepção do projeto

O que é preciso saber ao especificar o método construtivo?

O desenvolvimento dos diversos projetos – do arquitetônico ao executivo – constitui uma etapa fundamental para o êxito do sistema parede de concreto. Esse processo começa já na tomada de decisão pelo método construtivo. Ao decidir pela parede de concreto, a construtora deve saber que terá um fluxo de produção otimizado; custos e processos mais controlados; equipes menores e mais capacitadas; prazo de execução menor que o despendido em um sistema construtivo convencional; e capacidade de repetição do sistema, entre outras características. Mas a conquista de todas essas vantagens depende de estrito planejamento e controle por parte da construtora e de seus parceiros e fornecedores. Este foi o caminho percorrido no Residencial Itália. A concepção do empreendimento tomou três meses e o desenvolvimento dos projetos, inclusive os executivos, seis meses. Do início ao fim da obra foram 22 meses de trabalho.

O sistema construtivo em parede de concreto as paredes e laje da estrutura são concretadas simultaneamente.

No caso do Itália, neste método, são concretados 2 apartamentos por dia onde também são incorporadas as instalações elétricas e passagens hidráulicas. Trata-se de um sistema construtivo racionalizado, que permite fazer um planejamento completo e detalhado da obra. Ele reduz as atividades artesanais e improvisações, contribuindo para diminuir o número de operários no canteiro. Com mão de obra qualificada e maior produção em menos tempo, melhoram os indicadores de produtividade.

 

Compatibiliação

O desenvolvimento dos projetos envolve a todos

O empreendimento da C.A.C. em Nova Iguaçu (RJ) foi concebido originalmente para o sistema parede de concreto, pois a empresa, com sede em Belo Horizonte e atuação em 19 municípios de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, tem como estratégia repetir a metodologia na maioria dos municípios onde atua*.

Para garantir a efetividade no processo construtivo, e evitar indesejáveis improvisos na obra, a construtora promoveu a compatibilização de todos os projetos. As ações definidas para a obra envolveram todos os
projetistas, desde profissionais de arquitetura até equipes de instalações. O que ajudou bastante a sinergia foi o fato de as empresas parceiras já possuírem experiência no sistema construtivo parede de concreto, condição essencial para otimizar o desempenho do sistema.

* Angra dos Reis, Belford Roxo, Campo Grande, Contagem, Esmeraldas, Ibirité, Mesquita, Niterói, Nova Iguaçu, Nova Lima, Ouro Preto, Ponte Nova, Raposos, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Saquarema, Sarzedo, Sete Lagoas e Vespasiano.

 

Recursos Humanos

O time de profissionais que conduziu a execução da obra

A estrutura de pessoal exigida por uma obra de parede de concreto difere das necessidades de uma construção convencional. No caso do Residencial Itália, a equipe foi composta por: coordenador regional da empresa, engenheiro residente, engenheiro de planejamento, técnicos em segurança do trabalho, técnicos em edificação, auxiliares e estagiários, além da equipe direta de produção. Todos os profissionais envolvidos já possuíam experiência com o sistema construtivo racionalizado, o que dispensou a necessidade de treinamentos ou adaptações de função.

 

Processo construtivo

A organização do canteiro de obras

O canteiro de obras foi projetado e construído considerando as futuras áreas comuns do empreendimento. Assim, a empresa ergueu construções definitivas previstas em projeto, como salão de festas, depósito de lixo, quadra poliesportiva etc. E utilizou esses espaços com as finalidades de um canteiro.

Por exemplo, o futuro depósito de lixo, que devido à legislação municipal ocupa uma área grande do empreendimento, e que seria entregue com revestimento cerâmico e pontos hidráulicos, funcionou durante a construção como o refeitório da obra. O salão de festas serviu como escritório, a quadra poliesportiva, como almoxarifado, e a sala de engenharia ocupou um dos apartamentos. Assim, foram aproveitadas todas as instalações definitivas.

 

A estratégia de estoque e distribuição de suprimentos

Toda a obra foi realizada com estoque otimizado em função do fluxo financeiro planejado. Normalmente, havia um estoque de segurança capaz de atender a três pavimentos.

 

O fluxo de produção da obra

A obra seguiu um fluxo construtivo sequencial por bloco. Ou seja, em vez de construir simultaneamente as estruturas dos três edifícios e depois ingressar na etapa de fechamento e acabamento – solução que poderia ser interessante em outro sistema – a construtora optou por executar, totalmente, um edifício por vez. Assim, depois de executada a estrutura de dois pavimentos do bloco, começava o acabamento dessa área. Enquanto subia a estrutura do terceiro e quarto pavimentos, nos andares abaixo eram realizados os serviços de piso, revestimento cerâmico, laminados, louças e metais sanitários. Isso ocorreu nos três blocos, um após o outro, sem deixar nenhuma etapa para trás. Ao terminar o primeiro bloco, o equipamento de forma foi levado ao segundo bloco e depois ao terceiro. A C.A.C considera que a velocidade de construção, com esse fluxo, foi adequada à velocidade de vendas do empreendimento.

 

 

Residencial Itália: Principais soluções executivas e especificações

 

 

Edifício alto versus “T + 4” no sistemas parede de concreto

A empresa construtora habituada à tipologia “térreo + 4 pavimentos” deve considerar alguns aspectos executivos ao decidir construir um edifício alto.

Além do óbvio dimensionamento adequado das armaduras e instalações, é importante destacar que o edifício alto exigirá atenção redobrada quanto a eventuais desvios da estrutura (prumo e esquadro) durante a subida da torre – controle que não deve ser negligenciado em hipótese nenhuma, mas que se torna bastante crítico em um edifício alto. Outros aspectos a serem contemplados, estes de planejamento, são a logística de transporte vertical e o bombeamento do concreto, que possuem características distintas entre as duas tipologias.

 

Principais dificuldades X soluções adotadas

As diferenças existentes na maneira de construir um edifício alto e um de tipologia “T + 4” correspondem justamente às dificuldades encontradas. A logística de transporte vertical é muito mais complexa no edifício alto. Em um “T + 4”, se ocorrer uma pane em um equipamento de transporte vertical, é possível até transportar o material manualmente pelo vão de escada. É um problema facilmente solucionável. Um edifício como o Residencial Itália (15 andares) depende totalmente do maquinário de transporte. Por isso, a logística de transporte vertical precisa ser muito bem estudada. Neste caso, utilizou-se uma mini grua, instalada no topo do empreendimento, que subiu com a estrutura,
um elevador de cremalheira, necessário até por exigência normativa, e guinchos manuais. Havia, portanto, três opções para o caso de alguma solução falhar em determinado momento.

Outra dificuldade comum a um edifício alto é a concretagem. Até o oitavo pavimento, a operação é feita com a bomba lança estacionária. Nessa altura, o concreto é lançado diretamente na laje, sem muita dificuldade. A partir daí o bombeamento precisa ser feito por tubulação rígida (mangote) previamente montada (no Residencial Itália, a tubulação foi instalada no poço do elevador). Trata-se de uma operação delicada, sujeita a uma série de problemas no dia a dia, como entupimento da tubulação, peso na coluna da caixa do elevador, desprendimento da tubulação. Considerando-se que a C.A.C executava a concretagem de dois apartamentos por dia, conforme o jogo de formas disponível, o monitoramento era diário. Afinal, um dia de concretagem perdido correspondia a dois apartamentos que deixavam de ser produzidos.

 

Mas o contreto é o autoadensável…

O fato de utilizar o concreto autoadensável não garante a fluidez na bomba. Às vezes, até por conta dos aditivos, o concreto começa a “puxar dentro da tubulação”, diz o engenheiro Humberto Duarte. Se isso ocorrer, pode ser necessário parar todo o processo, voltar o concreto para o caminhão-bomba e, eventualmente, até perder aquela carga. Para o executivo da C.A.C, a concretagem exige total atenção, pois o concreto autoadensável pode ser mais difícil de trabalhar que um concreto de slump convencional, uma vez que tem muitos aditivos e qualquer erro de dosagem é suficiente para o material desagregar ou endurecer mais rápido que o previsto.

 

Administração / Cultura da empresa

A primeira obra em parede de concreto

O Residencial Itália é o primeiro edifício alto em parede de concreto da C.A.C e, quando o empreendimento foi lançado, era também a primeira obra desse porte com essa tecnologia no Rio de Janeiro, segundo o engenheiro Humberto Duarte.

“Consideramos a capacidade técnica dos profissionais da empresa e o know-how das empresas parceiras – em especial da SH, que tem as soluções de forma adequadas às nossas necessidades – e decidimos encarar esse desafio.” Então, a C.A.C fez de uma dificuldade uma oportunidade. E o sucesso do empreendimento abriu novas possibilidades. “Já temos um segundo empreendimento desse padrão, também em Nova Iguaçu. Chama-se Conceito Residencial. São 6 torres (a obra encontra-se na segunda torre), 720 unidades, com a planta um pouco diferente, mas a concepção é a mesma: 15 pavimentos em parede de concreto.

 

Projeções de custo: Sistema convencional X Parede de concreto

O custo direto de produção é praticamente o mesmo entre os dois sistemas. O ganho relevante é o custo indireto. A C.A.C estima que um empreendimento do porte do Residencial Itália consumiria 8 meses a mais em obras se usasse alvenaria tradicional. Ou seja, 8 meses de custo indireto, no mínimo. O ganho econômico com esse encurtamento do prazo, claro, varia de acordo com cada cultura empresarial.

No caso da C.A.C, a economia está na casa dos 40% de custos indiretos. Se a obra é entregue com 40% de antecedência, além de evitar os gastos no período, antecipa-se o ingresso de recursos pela comercialização dos imóveis. Em termos totais, a construtora calcula que o sistema parede de concreto trouxe ao negócio uma economia de no mínimo de 15%. Além disso, por ser um sistema muito limpo e enxuto, a obra ocupou quase metade da mão de obra que seria empregada no método convencional, trazendo maior racionalidade e limpeza ao canteiro.

 

 

A responsabilidade do fornecedores

O primeiro passo é mapear as atividades principais que os fornecedores conseguem atender de maneira a agregar valor à obra. O ideal, para a C.A.C, foi concentrar ao máximo as atividades que cada fornecedor podia realizar. Essas atividades foram alinhadas ao processo de produção e todos atuaram de acordo com o planejamento, observando-se os respectivos direitos e obrigações.

Na abordagem inicial aos fornecedores, a construtora estabeleceu alguns procedimentos e critérios para garantir o comprometimento e o atendimento do fornecedor, tais como: especificações de materiais de acordo com as normas, avaliação e qualificação de potenciais parceiros, controle de documentos, qualidade dos insumos e serviços (certificados como ISO, PBQP-H, Inmetro etc.), laudos, ficha de verificação de serviços, fidelização no relacionamento de longo prazo e investimentos na área de pesquisa e  desenvolvimento, entre outros parâmetros de seleção.

 

 

A dinâmica de contratação dos fornecedores

A escolha de um bom fornecedor requer muita pesquisa. A construtora então certifica-se de que o potencial parceiro tem sinergia com o negócio, agindo de forma legal e valorizando pontos como sustentabilidade e reconhecimento dos seus colaboradores. “Trata-se de uma análise estratégica das melhores práticas usadas por empresas do mesmo segmento, além de ser uma ferramenta de gestão que busca aprimorar processos, produtos e serviços.”
Para a contratação, são analisados 7 fatores decisivos na escolha do melhor fornecedor. São eles: qualidade, produção, atendimento, localização, confiança, pós-venda (garantia) e preço. “Esses fatores norteiam a escolha e definição dos melhores fornecedores para a C.A.C, garantindo um posicionamento no mercado e melhor vantagem competitiva para a empresa.”

 

 

Produtividade: “Obra convencional” X “Parede de concreto”

De modo simplificado, a produtividade está ligada a uma certa quantidade de produção em certo intervalo de tempo. Na C.A.C, isto se traduziu na quantidade de formas adquiridas em função da velocidade de vendas planejada para o
empreendimento. “Quando compramos um jogo de formas para dois apartamentos, fizemos o planejamento para
executar a obra em 22 meses. Ou seja, com um jogo de formas de dois apartamentos, produzindo todos os dias, e a
obra vindo sequencialmente, era exequível que levasse 22 meses. Uma obra de mesma característica, construída em
estrutura convencional, teria um cronograma de pelo menos 30 meses”, explica o executivo da construtora.

 

Mais produtividade

A parede de concreto permite suprimir várias etapas executivas, entre elas a alvenaria e o reboco. Com isso, tem-se menos mão de obra, menos retrabalho e menos entulho no canteiro. A instalação sobe junto com a estrutura, permitindo ainda que o apartamento seja finalizado quase imediatamente após o término da estrutura.

 

Lição aprendida

O que se destacou na C.A.C, como mudança do modelo mental em relação a uma construção convencional, foi, principalmente, a necessidade de pensar a longo prazo, em projetos que podem e devem ser repetidos em todos as localidades onde a empresa atua, além do rigor no planejamento das etapas construtivas, para fazer valer a velocidade que o sistema dá.

 

DICA

O planejamento da obra é fundamental para o sucesso do sistema, que pode ser replicado em outros empreendimentos.

 

Gostou desse novo conceito de inovação da CAC Engenharia? Então, entre em contato conosco através do formulário abaixo e saiba muito mais sobre o empreendimento Residencial Itália!

Youtube

Posts Mais Vistos

Como se organizar para financiar o primeiro imóvel?
Minha Casa Minha Vida

Como se organizar para financiar o primeiro imóvel?

Veja também

Aumento no valor do benefício de subsídio Minha Casa, Minha Vida
27 de setembro
Minha Casa Minha Vida

Aumento no valor do benefício de subsídio Minha Casa, Minha Vida

Os benefícios de investir em apartamentos pelo Minha Casa, Minha Vida
20 de setembro
Minha Casa Minha Vida

Os benefícios de investir em apartamentos pelo Minha Casa, Minha Vida

Renda Mista: mais chances de aprovação de financiamento
13 de setembro
Minha Casa Minha Vida

Renda Mista: mais chances de aprovação de financiamento

27 de setembro
Minha Casa Minha Vida

Aumento no valor do benefício de subsídio Minha Casa, Minha Vida

20 de setembro
Minha Casa Minha Vida

Os benefícios de investir em apartamentos pelo Minha Casa, Minha Vida

13 de setembro
Minha Casa Minha Vida

Renda Mista: mais chances de aprovação de financiamento

3 de agosto
Acontece na C.A.C

Promoção “Indique e Ganhe” da C.A.C Engenharia

sabung ayam online
akun pro thailand
Akun Pro Thailand
akun pro thailand
akun pro thailand
https://rajin-membaca.enamelpinfactory.com
Akun Pro Slot ovo
Mahjong Ways
sabung ayam online
Rajawalitoto Link Alternatif
Rajawalitoto
https://linkalternatif-denistoto.sabra.com/
https://daftar-sv388-gudangbet88.electriccalifornia.com/
https://link-alternatif-bima88.wattbike.com/
https://link-alternatif-anakslot.morrisonhotelgallery.com/products/anakslot-situs-slot-thailand
anakslot
ombak126
sabung ayam online
slot deposit pulsa 5000
slot deposit pulsa 5000