14 de outubro 2021 Estilo de vida

Outubro Rosa

Outubro é conhecido mundialmente como o mês de conscientização para o controle do câncer de mama, por meio do movimento chamado de Outubro Rosa.

Mais do que usar o símbolo do laço cor de rosa, a proposta do movimento é compartilhar informações e contribuir para a redução da incidência e mortalidade da doença, por meio da prevenção, detecção precoce e rastreamento do câncer de mama.

Nós, da C.A.C Engenharia, reconhecemos a relevância dessa campanha e queremos explicar um pouco mais sobre o Outubro Rosa e sua importância. Continue lendo e confira!

Como surgiu

O início do movimento se deu em 1990, em Nova Iorque, em um evento que recebeu o nome “Corrida pela cura” e tinha como intenção arrecadar verba para uma pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

Mesmo sem a participação de instituições públicas ou privadas, o evento foi se popularizando e, com a aprovação do Congresso Americano, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, ideia que se espalhou para os outros países do mundo.

No Brasil, a primeira ação ocorreu no ano de 2002, quando o Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista foi todo iluminado de rosa. Em 2008, várias entidades relacionadas ao câncer já promoviam ações do mesmo tipo, iluminando de rosa prédios e monumentos e alertando sobre a necessidade de prevenção da doença.

O INCA (Instituto Nacional de Câncer) começou a participar do movimento em 2010 e, desde então, promove apresentações, debates e eventos técnicos sobre o tema, além de produzir materiais para disseminar informações e conscientizar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama para que se obtenha mais sucesso nos tratamentos.

Diversas instituições se propõem a abordar o quanto é importante que as mulheres realizem seus exames, pois nos estágios iniciais o câncer de mama é assintomático. Estima-se que 95% dos casos identificados no estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso o compartilhamento de informações é fundamental.

Dados

O câncer de mama é um tipo de tumor maligno que ataca o tecido mamário e se desenvolve quando ocorre uma alteração de trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram um cisto. Esse é o tipo de câncer mais comum entre mulheres em todo o mundo.

Em 2020, a estimativa é de que surgiram aproximadamente 2,3 milhões de novos casos de câncer de mama ao redor do mundo. No Brasil, em 2021 já foram diagnosticados cerca de 66 mil novos casos.

Dentre os principais sintomas suspeitos de câncer de mama que precisam ser investigados assim que a mulher notar estão: vermelhidão na pele da mama; nódulo (caroço) endurecido, fixo e indolor; pele parecida com casca de laranja; alterações no mamilo, como saída espontânea de líquido de um deles; pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) divulgou que das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no último ano, apenas 2,7 milhões foram feitas. Este é um sério alerta de que a campanha do Outubro Rosa precisa ser ainda mais divulgada.

Fica aqui o apelo da C.A.C Engenharia: se você é mulher, cuide-se e realize periodicamente seus exames. Se você é homem, encaminhe essa informação para as mulheres com quem você convive.

 

 

Fale conosco

Fale Conosco
Youtube CAC

Receba nossas notícias

Receba as notícias do nosso blog em seu e-mail e fique por dentro das dicas e informações sobre o mercado imobiliário.

Newsletter