23 de fevereiro 2022 Casa Verde e Amarela

Motivos para correr do aluguel

Muitas pessoas sonham com a aquisição do imóvel próprio, mas a maioria acredita que esse é um sonho difícil demais de se realizar, ou até mesmo impossível. Por causa disso, acabam se conformando com a situação e chegam à conclusão que o jeito é morar de aluguel a vida toda.

O fato é que essa opção não é tão vantajosa quanto parece. Pensando nisso, preparamos esse post com alguns motivos para correr do aluguel. Continue lendo e entenda melhor.

Investimento sem retorno

Muita gente desanima com a ideia de entrar em um financiamento que vai durar muitos e muitos anos, por isso desistem da possibilidade de comprar um apartamento. Mas o fato é que, mesmo que demore, ao final de todos esses anos, o imóvel estará quitado e será seu.

Já no caso do aluguel, você pode acabar passando muitos anos também pagando mensalmente um valor, por algo que nunca vai voltar para você. O investimento apenas te dá o direito de usufruir do espaço enquanto estiver pagando, se você precisar sair do imóvel, sai sem nada.

Falta de liberdade para reformas

Às vezes você mora em uma casa alugada e até tem condições financeiras de fazer alterações e melhorias no ambiente, mas não pode porque o imóvel não é seu. Cada vez que deseja mexer em algo, você precisa da autorização do locatário. E mesmo que ele autorize, tudo deve ser do jeito que ele quiser e não para deixar a casa como você gostaria. Além disso, se um dia você sair, quem vai desfrutar de todas as melhorias realizadas no imóvel será o proprietário.

O mesmo acontece quando o assunto é algum problema ou emergência que surge, como uma infiltração ou vazamento. Para toda manutenção necessária, é preciso contar com a permissão do dono da casa ou da imobiliária.

Já quem mora num imóvel próprio, pode fazer as mudanças que desejar, sem precisar de pedir ou dar satisfação a alguém. Isso te dá liberdade para personalizar e decorar o espaço deixando-o com a sua cara, além de dispensar a burocracia na hora de resolver problemas.

Falta de estabilidade

Morar de aluguel é praticamente se tornar refém do dono do espaço. Isso porque você estará sujeito ao aumento no valor do preço cobrado e até mesmo à possibilidade de o proprietário precisar do imóvel e você ser obrigado a sair sem ter tempo de se planejar. Além disso, existe a chance de algum imprevisto surgir, como a perda do emprego, e você não ter mais condições de arcar com o aluguel e acabar sendo despejado.

A aquisição do imóvel próprio elimina essas incertezas e garante segurança e estabilidade para você e sua família.

Facilidades disponíveis

Há quem diga que comprar um imóvel é muito difícil pelo fato de nunca ter procurado saber sobre as facilidades disponíveis no mercado hoje em dia.

Existem diferentes modalidades de financiamentos, com parcelas pequenas, juros baixos e prazos interessantes. Além disso, há a possibilidade de utilização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) no momento da entrada, para diminuir o valor das prestações.

Por fim, é importante lembrar que, dependendo da renda da família, é possível se cadastrar no Programa do Governo Federal Casa Verde e Amarela e obter subsídios e redução nos juros.

Depois de conhecer esses motivos para correr do aluguel, você ficou interessado em saber mais sobre a possibilidade de adquirir seu próprio imóvel? Então, antes de ir embora, leia nosso checklist de documentos necessários para comprar um apê.

Fale conosco

Fale Conosco
Youtube CAC

Receba nossas notícias

Receba as notícias do nosso blog em seu e-mail e fique por dentro das dicas e informações sobre o mercado imobiliário.

Newsletter