21 de janeiro 2021 Arquitetura e decoração

Ideias funcionais para cozinhas pequenas

Geralmente, para priorizar uma sala de estar/jantar maior, os apartamentos possuem um espaço mais compacto reservado para a cozinha. Contudo, ao dedicar a esse ambiente uma atenção especial, é possível torná-lo tão bonito e agradável quanto o restante do seu apê.

Com algumas adaptações e criatividade, é possível transformar cozinhas pequenas em espaços bastante funcionais.

Confira nossas dicas para que sua cozinha seja charmosa e prática, atendendo a todas as necessidades de sua família.

Aproveitamento do espaço

Uma das principais táticas para otimizar uma cozinha pequena está em aproveitar ao máximo cada metro quadrado do espaço, ou seja, cada cantinho pode ter sua utilidade.

Inclusive uma super tendência está no uso das paredes para dispor utensílios. Aí entram ganchos para pendurar objetos, organizadores de facas e até mesmo escorredor para as louças recém-lavadas.

Nichos e prateleiras para temperos também são bastante usados e colaboram ainda para a decoração do ambiente.

Escolha dos móveis

Pensar no tamanho dos móveis é o primeiro passo para não deixar o ambiente tão apertado que a circulação fique difícil. A cozinha planejada é uma ótima opção, pois os móveis são feitos sob medida e tudo fica muito bem organizado.

Outra alternativa é a cozinha modulada, já que existe grande variedade de estilos e modelos. Basta medir direitinho seu espaço disponível e buscar os móveis em módulos que se encaixem na sua cozinha, no seu gosto e no seu orçamento.

Uma estratégia muito funcional que vem sendo utilizada é embutir os eletrodomésticos nas paredes e armários. Seja micro-ondas, forno elétrico ou lava-louças, eles podem ocupar muito menos espaço dessa maneira. Além disso, o já popular fogão cooktop é outra ótima opção.

E aqui vale um alerta: não invista naquelas “parafernálias tecnológicas”, como centrífugas gigantes para suco, máquinas enormes de fazer pão ou outras máquinas que prometem mil e uma utilidades, depois não são utilizadas e acabam apenas ocupando espaço. Menos é mais, tenha somente aquilo que realmente necessita e vai utilizar.

Integração dos cômodos

Outro método bastante utilizado para promover uma sensação de amplitude à cozinha compacta está em integrar esse espaço com outros da casa, como a área de lavanderia e a sala.

O modelo conhecido como cozinha americana se popularizou bastante, que é aquele em que a divisão da cozinha para a sala é feito somente com uma bancada ou meia parede, de forma que quem está em um ambiente consiga ver e ouvir quem está no outro.

A partir daí, muita coisa pode ser feita para que o espaço seja ainda mais funcional. Por exemplo, existem hoje bancadas de rodinha, que podem ser removidas para abrir espaço quando for necessário.

Além disso, a bancada pode ser utilizada como mesa para refeições rápidas, com o uso de banquetas altas, que ainda dão um charme especial ao apê. Por fim, dependendo do modelo da bancada, ela pode até mesmo ter gavetas capazes de abrigar alguns dos seus utensílios.

Viu só? Pensando de maneira prática e usando a criatividade, dá para fazer com que as cozinhas pequenas não sejam um problema para quem deseja um apartamento bonito e organizado.

E se você gosta de decoração, não pode ir embora antes de conferir nosso artigo com 10 dicas para decorar seu lar gastando pouco.

Fale conosco

Fale Conosco
Youtube CAC

Receba nossas notícias

Receba as notícias do nosso blog em seu e-mail e fique por dentro das dicas e informações sobre o mercado imobiliário.

Newsletter