16 de março 2022 Arquitetura e decoração

Ideias de pia para banheiro pequeno

Muitos apartamentos hoje em dia não possuem banheiros muito grandes, para que outros cômodos possam ter um pouco mais de espaço. A questão é que mesmo um banheiro pequeno pode ser funcional e confortável.

Existem muitos modelos de pia e cuba para banheiros que cumprem bem o seu propósito sem ocupar muito espaço. Inclusive, alguns formatos e materiais ajudam até mesmo a gerar uma impressão de mais amplitude.

Pensando nisso, trouxemos algumas opções que podem ajudar na escolha e tornar mais fácil a missão de ter um banheiro pequeno elegante e acolhedor. Acompanhe!

Modelos

O modelo da pia deve ser escolhido de modo a conseguir aproveitar ao máximo o espaço do ambiente. Dentre os disponíveis, destacamos:

  • Semi encaixe

Essa pia é fixada na bancada apenas pela parte de trás, ficando com uma parte para fora, o que permite a utilização de uma bancada suspensa estreita, deixando mais espaço para circulação no cômodo.

  • Pia de apoio

Neste modelo, a cuba é instalada em cima da bancada, ficando totalmente à mostra. Pode ser feita em diferentes materiais e ter diversos formatos, como quadrada, redonda ou oval.

  • Pia de embutir

Trata-se de uma pia que fica embutida na bancada, sendo instalada de baixo para cima. Além de ajudar na otimização do espaço, esse modelo garante um visual mais clean.

  • Pia esculpida

Neste caso, a cuba é esculpida no mesmo material da bancada, e ambas formam uma peça só. Uma característica interessante desse modelo é deixar o ralo escondido, o que garante um design bem moderno.

  • Pia com gabinete

Essa é uma ótima opção para quem busca mais funcionalidade, pois o gabinete oferece espaço para deixar guardados e organizados os itens utilizados no banheiro.

  • Pia de canto

Uma forma de otimizar o espaço é escolher um modelo pronto ou planejado que se encaixe num dos cantos do banheiro.

Materiais

O material utilizado na pia tem mais a ver com a estética e a decoração do ambiente, por isso é uma questão mais pessoal. De qualquer forma, vamos falar de alguns dos mais comumente utilizados:

  • Porcelana

Este material é bastante usado em pias de banheiro, com a vantagem de ser neutro, o que permite fácil harmonização com projetos tanto clássicos como modernos. Além disso, o material é fácil de limpar.

  • Vidro

A pia de vidro geralmente agrada bastante as pessoas que buscam uma decoração mais moderna e clean. Por ser mais neutra, essa pia é facilmente combinada com os outros elementos utilizados no banheiro. Além disso, a transparência do vidro consegue promover a sensação de maior amplitude ao banheiro pequeno.

  • Mármore

A pia de mármore garante um toque mais luxuoso ao ambiente. O material pode ser utilizado tanto apenas na cuba quanto na bancada inteira, com a cuba embutida ou esculpida. Geralmente ela é feita sob medida, para que seja possível se adequar ao tamanho do espaço disponível.

  • Inox

Não é um material muito comum em projetos de banheiro, mas é uma opção interessante para quem deseja criar um ambiente moderno e sofisticado.

  • Madeira

Capaz de promover uma sensação de aconchego e de fácil harmonização a diferentes estilos, a pia de madeira não é tão comum de ser vista, mas também é uma opção válida para os banheiros pequenos. Um cuidado importante é o tratamento com verniz marítimo para evitar que a umidade estrague o material.

Gostou das nossas dicas sobre pia para banheiro pequeno? Temos vários outros posts interessantes para quem está montando ou reformando o apê. Então, antes de ir embora, que tal conferir o que ensina como escolher o sofá para sua sala?

Fale conosco

Fale Conosco
Youtube CAC

Receba nossas notícias

Receba as notícias do nosso blog em seu e-mail e fique por dentro das dicas e informações sobre o mercado imobiliário.

Newsletter