25 de fevereiro 2021 Arquitetura e decoração

Dicas de decoração para apartamentos pequenos

Já se pegou pensando que ter um apartamento bem decorado e com o seu estilo parece um sonho distante demais? Acha que seu apê é pequeno e não dá para fazer nada para que ele pareça mais bonito e confortável? Muitas pessoas sentem-se inseguras e acham que não entendem do assunto, por isso ficam perdidas, sem saber ao certo por onde começar.

A verdade é que alguns truques podem ajudar a dar a sensação de que um espaço é bem maior do que de fato é. Junto com isso é possível acrescentar charme e beleza ao ambiente sem que seja necessário gastar muito.

Para ajudar nessa tarefa, consultamos a equipe do escritório Renata Pietra Arquitetura & Design, responsável por montar os apartamentos decorados da C.A.C Engenharia. Recebemos várias dicas que compartilhamos agora com você. Confira!

 

1. Espelhos

Os espelhos são grandes aliados dos apartamentos pequenos, porque garantem amplitude e melhoram a iluminação dos ambientes, uma vez que refletem a luz natural.

Abuse dos espelhos na sala e nos quartos, mas atenção: nunca posicione um espelho em frente ao outro, isso cria a impressão de infinito e perturba o visual.

Nos quartos, além de serem úteis e servirem como elemento decorativo, os espelhos podem ser instalados em lugares estratégicos, como sobre a cabeceira ou cômoda.

2. Tons claros

Utilizar tons claros em pisos, paredes, móveis e revestimentos também garante amplitude e deixa os espaços mais leves.  Um ambiente clean transmite a sensação de tranquilidade e de limpeza.

Então abuse dos tons neutros, como bege, Off-White e cinza, deixando os tons mais escuros para os detalhes como adornos, almofadas, etc.

 

3. Vegetação

Traga o verde para dentro de casa. As plantas humanizam os ambientes, dando personalidade e aconchego. Além de melhorar a qualidade do ar dentro do apê, a vegetação ajuda ainda a estimular a criatividade.

Existem vários tipos de plantas para ambientes internos, abuse das plantas pendentes nas prateleiras altas ou pendure-as no teto com um suporte apropriado.

 

4. Marcenaria

Invista numa boa marcenaria, com móveis planejados apropriados às suas necessidades e adequados ao espaço.

Abuse dos painéis, prateleiras e nichos. Estantes e racks aéreos, ou seja, fixados na parede e sem encostar no chão, também dão a sensação de amplitude aos ambientes.

 

5. Cortinas e persianas

Cortinas e persianas garantem aconchego e dão sensação de amplitude quando bem instaladas e dimensionadas. Também ajudam a preservar a privacidade dos moradores e regulam a quantidade de ar e de luz no ambiente.

As cortinas de tecido devem ter tons claros e sua altura deve estar alinhada ao piso. Evite cortinas de tecido curtas.

Já as persianas podem ser do tamanho do vão da janela, desde que tenham no mínimo 20 cm para cada lado.

 

Gostou das dicas de como decorar um apartamento pequeno e deixá-lo agradável e estiloso? Então assine nossa newsletter, receba as notícias do nosso blog em seu e-mail e fique por dentro de tudo o que compartilhamos por aqui.

Aproveite e conheça mais sobre o trabalho da nossa parceira Renata Pietra Arquitetura & Design!

Fale conosco

Fale Conosco
Youtube CAC

Receba nossas notícias

Receba as notícias do nosso blog em seu e-mail e fique por dentro das dicas e informações sobre o mercado imobiliário.

Newsletter