31 de março 2021 Arquitetura e decoração

Como montar uma mesa para encontros de família

Vai receber os familiares em casa e quer caprichar na preparação da mesa, mas não sabe muito bem por onde começar? Estamos aqui para ajudar! Receber pessoas queridas em casa pode ser algo rotineiro, mas também pode ser um momento para ficar registrado para sempre na memória.

Por isso, vale a pena se dedicar e ser um anfitrião atencioso aos detalhes, para que o encontro de família seja o mais agradável possível. Continue lendo e confira nossas dicas!

Organização

Uma das principais dúvidas que surgem na hora de montar uma mesa é: qual a posição correta de pratos, copos e talheres? O primeiro passo é definir o cardápio, para saber que utensílios serão necessários. Evite encher a mesa e coloque somente o essencial, que realmente será utilizado.

Para a refeição principal, o ideal é utilizar pratos grandes e rasos. Pratos fundos são para sopas e os pequenos e rasos são para saladas. Se for servir os diferentes tipos de comida, posicione da seguinte forma: primeiro o prato grande, o pequeno e raso por cima e sobre ele o prato fundo.

O guardanapo pode ficar em cima do prato ou do lado esquerdo do convidado. Vale apostar em uma dobra decorativa ou em um bonito prendedor para esse item.

Para organizar os talheres, coloque o garfo sempre do lado esquerdo do prato e a faca do lado direito, com a lâmina virada para o prato. Se algum prato exigir o uso de colher, ela deve ficar logo após a faca.

Os copos devem ser posicionados também ao lado direito do prato e, caso seja possível, devem ser colocados dois por convidado, um para água e um para outra bebida.

Cores

Um elemento simples, mas que contribui bastante para a elegância de uma mesa é o guardanapo de tecido. Especialmente porque ele pode ter cores e estampas interessantes, sendo não apenas útil, mas também decorativo.

Falando nisso, vale apostar em uma bela toalha de mesa para o encontro em família. A propósito, a partir da escolha dessa peça que você pode definir as cores para o restante da decoração. Se optar por uma cor neutra, ela não vai interferir nos outros itens, mas dependendo da cor da toalha de mesa, é importante que o jogo de pratos e os guardanapos estejam alinhados para não ficar uma confusão de cores e aquela impressão de “muita informação”.

Decoração

Se o encontro for um almoço em família, a decoração precisa ser mais leve, por isso algumas flores podem ser o mais indicado para dar um toque final delicado e agradável. Porém evite arranjos grandes, que ocupem muito espaço na mesa, e flores muito perfumadas, que podem causar desconforto no momento da refeição.

Velas dão charme à mesa, mas é melhor reservar esse tipo de decoração para encontros noturnos.

Agora você já sabe como montar uma mesa para os encontros de família e nós esperamos que consiga gerar lindas memórias por aí! Se gostou desse conteúdo, sugerimos que assine nossa newsletter e receba as notícias do nosso blog em seu e-mail, ficando por dentro das dicas e informações que compartilhamos aqui.

Fale conosco

Fale Conosco
Youtube CAC

Receba nossas notícias

Receba as notícias do nosso blog em seu e-mail e fique por dentro das dicas e informações sobre o mercado imobiliário.

Newsletter