9 de julho 2021 Arquitetura e decoração

Como escolher o sofá para sua sala?

Podemos dizer que o sofá é o principal móvel da sala, não é mesmo? Ele é o primeiro a ser visto por quem chega no ambiente, geralmente é o mais utilizado pelas visitas e é onde os moradores costumam passar bastante tempo, especialmente nos momentos de descanso e lazer.

Por causa disso, é preciso atenção nos detalhes na hora de escolher essa peça, de modo que se chegue a uma opção que inclua praticidade, beleza e conforto.

Separamos algumas dicas para ajudar nessa tarefa. Confira!

Tamanho

A primeira coisa a se pensar é que o tamanho do móvel depende do tamanho da sala e do restante do mobiliário que fará parte do espaço, para que não fique tudo muito apertado e pouco harmonioso.

Para facilitar, você pode marcar com fita crepe no chão delimitando o tamanho máximo que o sofá pode ter. Vale, inclusive, medir as portas para não acontecer de comprar o móvel e depois não conseguir entrar com ele em seu apê.

Para ambientes pequenos, é recomendado que a profundidade do sofá não seja maior do que 100 cm. A propósito, modelos com pés aparentes são os mais indicados para salas com pouco espaço, pois dão uma impressão de mais leveza.

Modelo

Se a principal função do sofá vai ser oferecer conforto e aconchego para quem pretende passar um bom tempo sobre ele, maratonando séries na TV, por exemplo, vale apostar em modelos em L, extensíveis ou reclináveis.

Já se a ideia é ter um espaço mais voltado para receber as visitas, o indicado são os modelos tradicionais, com encosto reto e estofado firme, de modo a tornar mais fácil que as pessoas se sentem e se levantem.

Material

Esse é o momento de pensar na praticidade da peça. Por exemplo, quem tem crianças em casa ou animais de estimação, geralmente prefere opções que permitam a impermeabilização da peça, como os tecidos duráveis. Dentre os mais utilizados estão o suede e o linho.

Outro material clássico nos sofás é o couro, que garante elegância e tem a vantagem de ser fácil de limpar. Entretanto, este não é muito recomendado para quem mora em regiões com temperaturas muito elevadas.

Cor

A escolha da cor já é algo mais pessoal, mas algumas dicas também podem ser úteis.

Salas pequenas pedem tons neutros e claros, pois as cores mais vivas e escuras podem fazer com que o ambiente pareça menor. Bege, cinza e azul são cores que têm sido bastante utilizadas. Para quem, apesar disso, faz questão de algo mais colorido, uma boa alternativa é utilizá-las em acessórios, como almofadas.

Sobre a escolha entre um sofá liso ou com estampa, vale ressaltar que um móvel liso oferece mais possibilidades. Por exemplo, abusar das estampas em outras peças, como no tapete ou em uma manta que pode ser colocada cobrindo parte do sofá.

Agora que você já sabe como escolher o sofá para sua sala, que tal conferir também nosso post que traz dicas de como decorar seu quarto?

Fale conosco

Fale Conosco
Youtube CAC

Receba nossas notícias

Receba as notícias do nosso blog em seu e-mail e fique por dentro das dicas e informações sobre o mercado imobiliário.

Newsletter