7 de março 2022 Arquitetura e decoração

Como decorar sua varanda?

Em uma época em que a maioria das pessoas passa grande parte do dia trabalhando dentro de casas ou escritórios, qualquer ambiente que permita estar ao livre e em contato com a luz natural deve ser valorizado.

Um espaço externo no apartamento, mesmo que pequeno, pode se tornar um cantinho de refúgio e descanso. Por isso, vale a pena pensar em decorar sua varanda para torná-la um local agradável para apreciar a vista e relaxar.

Separamos algumas dicas para te ajudar. Continue lendo e confira!

Finalidade

Mesmo que sua varanda possa ser utilizada a qualquer momento, por qualquer morador ou visitante, é interessante tentar definir primeiramente qual a principal finalidade do espaço antes de decidir o melhor tipo de decoração.

Se a ideia é utilizar o local para o home office, é fundamental buscar uma mesa que caiba na varanda e otimizar o espaço para colocar os objetos que serão mais utilizados durante o dia. Vale apostar em nichos, prateleiras ou armários suspensos para essa função.

Por outro lado, se a ideia é ter um cantinho gourmet para tomar o café da manhã ou realizar as refeições nos fins de semana, o ideal é optar por móveis leves e compridos, além de cadeiras sem braços. Uma opção bastante funcional é utilizar uma bancada em vez de uma mesa.

Por fim, se a ideia é ter um espaço para leitura e descanso, vale apostar em uma cadeira confortável, uma poltrona ou puff.

Área verde

Um cantinho repleto de natureza é o sonho da maioria das pessoas que mora em apartamentos. E a varanda pode ser o local perfeito para isso. Criar um pequeno jardim na varanda pode ser a melhor alternativa para quem deseja produzir um toque de frescor em meio à cidade.

Utilizar vasos de diferentes tamanhos e alturas é uma boa ideia para criar uma composição esteticamente agradável. Em casos de varandas pequenas, a saída é escolher plantas que possuam folhagens mais verticais e compridas, que não abram muito.

Vale também pendurar alguns vasos com suportes para plantas que se prendem ao teto. E outra opção, muito utilizada hoje em dia, é o chamado jardim vertical ou parede verde. A ideia é montar uma estrutura junto às paredes da varanda, em que possam ser cultivados diferentes tipos de plantas, inclusive com flores e frutas.

Se você não entende muito de plantas, é válido pesquisar quais espécies exigem menos equipamentos e conhecimentos aprofundados em jardinagem. Busque escolher aquelas que só precisam ser regadas e podadas periodicamente. O espaço arejado e a possibilidade de contato com a luz do sol e a água da chuva tornam a sacada o local ideal para esse pequeno jardim.

Lembre-se que as plantas têm o poder de melhorar a qualidade do ar e tornar o ambiente mais fresco nos dias de calor. Um ótimo uso para a varanda do apê, não é verdade?

Gostou das nossas dicas de como decorar sua varanda? Estamos sempre trazendo conteúdo interessante por aqui. Sugerimos que acompanhe nossas redes sociais (Instagram, Facebook e YouTube) para ficar por dentro de todas as dicas e informações que compartilhamos.

Fale conosco

Fale Conosco
Youtube CAC

Receba nossas notícias

Receba as notícias do nosso blog em seu e-mail e fique por dentro das dicas e informações sobre o mercado imobiliário.

Newsletter